Caminhada Virtual mostra a história local e seus patrimônios

Passeio Virtual por Guarulhos

A Caminhada Virtual foi criada com a intenção de levar o internauta aos locais que estavam fechados durante pandemia do Covid-19, consequentemente, a utilidade da ferramenta é eficaz em qualquer momento. O projeto leva o conhecimento histórico e faz a divulgação do patrimônio cultural guarulhense para qualquer local do mundo.

A ferramenta conta a história do Munícipio de Guarulhos divida por regiões importantes e destaca períodos diferentes. Além de toda informação histórica e turísticas, durante os passeios surgem documentos e fotografias que dão o contexto para informações apresentadas.

O projeto une a educação, a tecnologia e o entretenimento. O usuário escolhe a observação das questões arquitetônicas e turísticas ou pode parar e observar os documentos apresentados no tema.

Utilidade da Caminhada Virtual

A Caminhada Virtual pode ser utilizada em aulas do ensino fundamental médio, pode ser utilizada no ensino superior apresentando a documentação histórica. Uma utilizada destacada é apresentação da cidade para quem conhece ou deseja visitar o Município de Guarulhos.

Curiosidades

Sabe qual foi o primeiro local a vender pizzas em pedaços em Guarulhos? Para abordar essa e outras curiosidades e promover o conhecimento geral sobre a história da cidade, a Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH) criou a Caminhada Virtual da AAPAH, ferramenta para consulta digital disponível no site https://caminhada.aapah.org.br. O projeto foi contemplado pelo edital do FunCultura e é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Questões divergentes sobre a fundação da cidade e as funções de alguns prédios da região central são temas que integram os roteiros da Caminhada Virtual da AAPAH.

A associada da AAPAH, historiadora e coordenadora do projeto, Ellen Taís Santana, considera que a ferramenta pode ser usada por pesquisadores e interessados de diferentes formas. “A Caminhada Virtual pode ser usada tanto em sala de aula como por qualquer pessoa que deseja conhecer a história de Guarulhos e o patrimônio cultural guarulhense. Nosso desejo é fortalecer a identidade e o vínculo das pessoas com a cidade”, explica Ellen.

Roteiros

Centro Histórico: revela os fatos dos primeiros anos da história da cidade, relaciona os acontecimentos, locais e os patrimônios culturais, como a Catedral Nossa Senhora da Conceição, a antiga e atual Igreja do Rosário dos Homens Pretos, o casarão do ex-prefeito José Maurício, o antigo Paço Municipal, o Cemitério São João Batista e a praça Getúlio Vargas. Para conhecer esse roteiro, acesse https://caminhada.aapah.org.br/centro-historico
Ouro Guarulhos: conduz o visitante ao tempo da mineração na cidade, fala da importância histórica do rio Baquirivu-Guaçu, visita a Casa da Candinha, no Jardim Bananal, e passa por uma antiga olaria no bairro São João. Para conhecer esse roteiro, acesse https://caminhada.aapah.org.br/ouro-guarulhos
Bonsucesso: neste roteiro, a caminhada virtual leva o visitante a um dos bairros mais importantes para a história de Guarulhos: Bonsucesso. Destacamos as casinhas coloridas e a região de peregrinação religiosa. Portanto, os fiéis consideram a terra sagrada. O roteiro também conta a origem da antiga fazenda existente no local. Para conhecer esse roteiro, acesse https://caminhada.aapah.org.br/bonsucesso
Cabuçu: nesse roteiro virtual pelo terceiro bairro mais antigo de Guarulhos, o visitante passeia pelas paisagens naturais do Cabuçu. Passa também pelo santuário Bom Jesus da Cabeça, que traz várias versões sobre o aparecimento de uma cabeça de Jesus na região. Passa ainda por uma das primeiras construções em concreto armado no Brasil, a barragem instalada atualmente dentro do Parque da Cantareira. Para conhecer esse roteiro, acesse https://caminhada.aapah.org.br/cabucu
Arquitetura – Moderna e Contemporânea: O momento histórico deste roteiro é o mais próximo dos tempos modernos.
O roteiro promove visita a locais como o Parque Cecap, o prédio do Centro Cultural Adamastor, o Laboratório Aché, a Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, entre outros.
Para tanto, fala de arquitetos como Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Kneese de Mello. Para conhecer esse roteiro, acesse https://caminhada.aapah.org.br/arquitetura-moderna

Com a intenção de potencializar e melhorar o uso da ferramenta, a equipe da AAPAH convida pessoas interessadas a fazer testes e a comentar sobre a experiência. Acesse o site, conheça e participe https://caminhada.aapah.org.br.

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos!