Nossa História

História da AAPAH

Com a ata de fundação lavrada no dia 13 de novembro de 2009, a história da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico é iniciada, porém, sua organização está ligada a movimentos em prol da história local surgidos no começo dos anos 2000, aos grupos de trabalho para o fortalecimento do turismo e a defesa do Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos.

A primeira diretoria foi aclamada por unanimidade e foi composta pelo diretor geral Elmi El Hage Omar (historiador), a diretora adjunta Mirian Della Posta (professora), o diretor administrativo Valdir Canoso Portasio (jornalista) e o diretor financeiro Sílvio Ribeiro (historiador). Também assinam como fundadores da associação os seguintes nomes: Araci Borges, Ana Maria Teixeira Carneiro, Edmilson Souza Santos, Paula Lima Frega, Bruno Leite de Carvalho, Alessandro Rosa de Oliveira, Paulo Henrique de Siqueira Pedro, Renato Oliveira Santos, Beatriz Calábria, José de Oliveira Portasio, João Bosco Maciel, Aristides Castelo Hanssen, Diogo Leite de Carvalho, Jorge Antonio Estefanni Júnior, Josefa Gonçalves Leôncio, Erica Vieira dos Santos, Marcos Esteves, Edna Maria Santos Roland, Geani F. de Siqueira, Aparecido Donizete Begosso, Heloisa de Faria Cruz, Roberto da Costa Silva, Diana Ramos da Silva Muniz e Marcelo da Silva Muniz.

Embora muitos dos envolvidos na fundação da associação já pensavam em uma organização formal do movimento “Guarulhos Tem História” que havia se dividido. Contudo, o ano de 2009 e seu contexto da política local foi o grande causador da formalização da entidade.

Recorte com a informação de fundação da AAPAH

Alguns pontos são cruciais para o início da AAPAH, o primeiro era o problema de o Arquivo Histórico estar localizado na Casa Amarela e não ser um local apropriado para o armazenamento dos documentos e além de ser um espaço pequeno. Assim parte importante do acervo ficava guardada nas dependências do Ginásio Paschoal Thomeu, também conhecido como Thomeuzão. Os documentos históricos estavam sendo perdidos, pois não havia a devida triagem e um local apropriado para conservação de documentos, fotos e outros materiais.

Outro ponto era o rumor do destombamento da Casa Saraceni que já rondava pelos bastidores políticos de Guarulhos. A especulação se tornou realidade e acabou levando a casa histórica ao chão na madrugada do dia 04 de novembro de 2010. Mesmo com a sociedade civil lutando contra a força política instalada no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico com a maestria do Secretário de Cultura Hélio Arantes e a lei de destombamento criada pelo vereador Geraldo Celestino.

Outros pontos eram o abandono da Casa José Maurício, da Casa da Candinha, o inventário de todos os bens tombados por decreto municipal e as questões envolvendo o meio ambiente e a organização turística da cidade.

Entre os anos de 2009 e 2012, a atuação da AAPAH se manteve nos moldes de movimento social mesmo com seu CNPJ legalizado, atuando de forma combativa aos desmandos contra o patrimônio cultural de Guarulhos. A associação foi mantida financeiramente e regularizada por meio de eventos e vaquinhas organizadas pelos associados. Os encontros aconteciam no Adamastor, na Casa dos Cordéis e no HLinguiça, onde foi decidido a retirada da cadeira no Conselho de Patrimônio Histórico após o destombamento da Casa Saraceni, nesses lugares também foram pensados o primeiro Abraço na Casa José Maurício (2011) e o protesto contra a demolição do casarão que ficava no estacionamento do Shopping Internacional. Nestes momentos alguns associados tiveram presença marcante como Ana Carneiro Maria Teixeira Carneiro, Bruno Leite de Carvalho, Danilo Ramalho, Diogo Leite de Carvalho, Ellen Taís, Santana, Eduardo Silente, Elmi Omar, Gabriel Palitos, Marcelle Andrade, Sílvio Ribeiro, Mirian Della Posta e Valdir Canoso Portasio,

O ano de 2012 é marcado pela reestruturação da associação e as reuniões começam a ser organizadas com mais regularidade. É neste ano que o primeiro seminário anual é organizado no Hotel Bristol, no dia 21 de julho de 2012. O seminário serviu para determinar os novos rumos organizacionais e se pensar projetos. As apresentações dos associados Adilson Freire, Danilo Ramalho, Tiago Guerra e Marcelle Andrade com a contribuição de todos presentes determinaram os frutos que seriam colhidos nas publicações de novos livros e até no Ponto de Cultura, alguns anos depois.

O ano de 2013 foi de muita pesquisa, trabalho de campo, entrevistas de história oral. No dia 05 de maio, no Santo Taco Snooker Bar, aconteceu o “Domingo Cultural da AAPAH”, o cardápio foi preparado com ingredientes com influências das identidades estabelecidas em Guarulhos como o chuchu tropeiro, o caldo de feijão, o bobó de frango e a salada de frutas. As atrações culturais uniram o tradicional grupo “Os Favoritos da Catira” com o Movimento Cabuçu, Circo Los Xerebas, Editora Gerúndio, Castelo Hanssen, Tiago Barreto, a contadora de história Débora Kikuti, o Coletivo Conecções, o Coletivo & Ei, artistas plásticos e visuais, sarau, entre outras presenças. No mesmo evento foi lançada a marca “Eu Amo Guarulhos”. Ainda em 2013 também fizemos nossa primeira live (já éramos visionários) durante a palestra em comemoração ao 453° aniversário de Guarulhos, na Livraria Nobel, com a mediação de Bruno Leite de Carvalho e as palestras de Tiago Guerra e Elmi Omar. Além do II Seminário da AAPAH, que aconteceu no Hotel Bristol.

Favortiso da Catira
Os Favoritos da Catira, no Domingo Cultural. Acervo: AAPAH/Vaneide Chaves. Ano: 2013.

No ano de 2013 foi feita a nossa segunda eleição que deveria ter acontecido no ano de 2012. Assim, foram eleitos como diretor geral Elmi Omar, diretor adjunto Danilo Ramalho, diretor financeiro Tiago Guerra e diretor administrativo Bruno Leite de Carvalho.

O ano de 2014 foi pulsante e cheio de acontecimentos, é neste ano que modificamos o Estatuto Social e elegemos a nova diretoria composta pelo diretor geral Adriano Rodrigues de Souza Silva, diretor adjunto Diogo Leite de Carvalho, o diretor administrativo-financeiro Augusto César Maurício Borges e a indicação dos secretários executivos Elmi Omar e Bruno Leite de Carvalho.

Neste ano se destacam os seguintes acontecimentos: a exposição “Futebolando a História” com a intenção de promover o futebol local, o evento fez o encontro com futebolistas locais e a exposição de camisas dos times guarulhenses, na Casa dos Cordéis; “Descomemoração do Golpe de 1964”; III Seminário da AAPAH (no Arquivo Histórico de Guarulhos, ainda localizado na rua Tapajós) com os temas Patrimônio e Memória, Ecomuseu, Patrimônio Histórico e Restauração e a apresentação do presidente da Associação Preserva SP; montamos estande no “#Agora é Praça” (Praça IV Centenário); lançamos os livros: “Signos e Significados em Guarulhos: Identidade, Urbanização e Exclusão” (no 4° Salão do Livro de Guarulhos, no Thomeuzão) e o “Guia Histórico Cultural de Logradouros: Lugares e Memórias de Guarulhos”, no Adamastor; relançamento do site aapah.org.br e o novo site lugareemeoriasdeguarulhos.com.br (este foi retirado do ar).

Ponto de Cultura

Em 2015 começa nosso maior desafio, o Ponto de Cultura “AAPAH – Memória, Cidadania e Patrimônio” fruto de edital federal com parceria a municipalidade deu respaldo financeiro para a associação ter a sua primeira sede aberta ao público, localizada na rua Nossa Senhora Mãe dos Homens, 1031 – sala 1. O projeto do Ponto de Cultura incluía passeios, palestras, cursos e a observação dos patrimônios culturais de Guarulhos.

O Ponto de Cultura durou por três anos e mudamos a sede para os endereços da rua Quinze de Novembro, 85 – 5° andar – sala 53 e avenida João Bernardo Medeiros, 482. Porém, os eventos foram sediados em diversos lugares como o Arquivo Histórico de Guarulhos, O Espaço Novo Mundo e além dos passeios por lugares como Bonsucesso, Cabuçu, Mirante do Nhangussu, Centro de Guarulhos, entre outros.

Caminhada da AAPAH - Roteiro do Trem da Cantareira
Passeio pelo Caminho do Trem da Cantareira, Ponto de Cultura da AAPAH. Acervo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho. Ano: 2015.

Entre os anos de 2016 e 2018, a diretoria foi composta pelo diretor geral Tiago Guerra, o diretor adjunto Cristiano Silva e a diretora financeira-administrativa Ellen Taís Santana.

Os três anos de Ponto de Cultura contribuíram para o registro fotográfico de Guarulhos, além da criação de artigos, fortaleceu a parceria com o Arquivo Histórico, colocou o patrimônio cultural em foco para moradores, estudantes, pesquisadores e trabalhadores da cultura, educação e turismo.

Ainda com o respaldo do edital, lançamos as publicações “Revista Patrimônio Cultural – Bens Tombados de Guarulhos” e duas edições da Revista Maromomi Digital.

Os seminários anuais continuaram presentes, em 2015, foi a vez do IV da AAPAH com os temas Pesquisa SP (estatísticas sobre os hábitos culturais dos paulistas); Intervenções participativas e divertidas, conceito Placemaking e Economia e Inovação.

Em 2016, foram discutidos “Interação entre progresso, sustentabilidade, identidade e conservação dos patrimônios culturais; lançamento do livro “Chagas da Exclusão”, do historiador Ivan Canoletto Rodrigues; houve a exibição do curta “Assassinato da Cultura Guarulhense”.

Em 2017, as mesas foram compostas com os assuntos: História da AAPAH na cidade de Guarulhos; os desafios de constituir um espaço de cultura voltado a promoção do Patrimônio Local; Relato de experiência (cursos oficinas, caminhadas, observatório, etc.) e Lançamento da Revista Maromomi n 2 com o tema “Três anos de Ponto de Cultura AAPAH: vivencias e experiências. Nos anos de 2018 e 2019, excepcionalmente, não houve os seminários.

Em 2020, o retorno aconteceu no formato à distância por causa da Pandemia do Covid-19, fizemos uma mesa sobre os temas discutidos nos livros sobre a história local.

Os anos de 2018 e 2019, foram de poucos eventos públicos, porém as atuações nos Conselhos de Políticas Públicas continuaram a todo vapor. As cadeiras no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município de Guarulhos, no Conselho Municipal de Política Cultural e no Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos – Comtur mantiveram o protagonismo da AAPAH nas discussões e fiscalização para defesa do patrimônio cultural, fortalecimento do turismo, cultura, educação e para a sensação de pertencimento.

Entre os anos de 2018 e 2020, a diretoria foi formada pelo diretor geral Cristiano Luiz da Silva (arquiteto), diretor administrativo-financeiro Elmi El Hage Omar (historiador) e o diretor adjunto Ivan Canolletto Rodrigues (historiador).

No ano de 2020, a pandemia do Covid-19 causou o distanciamento social, mas a nossa ONG continuou a levar informações e discussões sobre cidadania, patrimônio cultural, cultura e educação. Foram 16 lives com diversos participantes.

Atualmente, a AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio Histórico não conta com sede aberta ao público, mas nossos canais de interação estão abertos para auxílio às pesquisas e informações sobre o patrimônio cultural e imaterial de Guarulhos. A diretoria atual é formada pelo diretor geral Elmi Omar (historiador), a diretora adjunta Larissa Lucindo Fernandes e o diretor administrativo-financeiro Tiago Cavalcante Guerra (historiador).

Fonte: Acervo da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico