Lugares e Memórias de Guarulhos

Rua Capitão Gabriel
1986 – Ao fundo, um posto de gasolina desativado e edifício Nahim Ahmad. Fonte: Arquivo Histórico de Guarulhos.
2013 – O Antigo Prédio do Bar Greguinho serve de referência para localização. Fonte: AAPAH/Marcelle Marques de Andrade.
Rua Felício Marcondes – Centro de Guarulhos
Década de 1960 – Foto feita pelo Departamento de Obras da Prefeitura, durante a pavimentação das ruas do Centro.. À direita, o muro da Casa do Prefeito José Maurício.
2013 – O Muro do prédio pitado da cor laranja serviu de referência para o enquadramento da foto. Fonte: AAPAH/Marcelle Marques de Andrade.
Teatro Padre Bento – Rua Francisco FootJardim Tranquilidade
1934 – Era o cinema dos hansenianos, o prédio foi construído em Art Decó. Fonte: Arquivo Histórico de Guarulhos, Fonte: Arquivo Histórico de Guarulhos.
2013 – Nota-se que os tijolos aparentes na fotografia antiga desaparece pela cobertura da pintura no registro mais recente. Fonte: Fonte: AAPAH/Marcelle Marques de Andrade.
Av. Dr. Renato de Andrade Maia – Jardim Paraventi
1974 – Notamos terrenos vazios e predominância de casas térreas. Fonte: Arquivo Histórico de Guarulhos.
2013 – A foto mais recente traz a presença de estabelecimentos comerciais sobrados e prédios. Para fazer a fotografia tivemos dificuldades de localizar referências. Utilizamos uma janela do lado direito que está escondida pelo prédio comercial. Fonte: AAPAH/Marcelle Marques de Andrade.
Av. Paulo Faccini – Bosque Maia
1994 – Uma fotografia preto e branco, rara para a época, retrata um momento de obras com tubulações de concretos pela pista. Fonte: Arquivo Histórico de Guarulhos.
2013 – A foto refeita traz um fator que vai à contramão de outros espaços da cidade, a região está mais arborizada. AAPAH/Marcelle Marques de Andrade.
Rua Nossa Senhora Mãe dos HomensVila Progresso
Data desconhecida – Via de terra, muros da Escola Conselheiro Crispiniano. Do outro lado da rua, cercas de madeira para proteger a propriedade. Fonte: Arquivo Histórico de Guarulhos.
2013 – A fotografia refeita pelo “Projeto Lugares e Memórias de Guarulhos” mostra a verticalização do local que antigamente tinha aspectos rurais. AAPAH/Marcelle Marques de Andrade.
Av. Guarulhos – Gopoúva
Data desconhecida – A foto mais antiga mostra congestionamento no local. Fonte: Arquivo Histórico de Guarulhos.
2013 – A imagem mais recente foi tirada em um domingo, atualmente, o trânsito de automóveis é intenso, principalmente, nos horários de pico. A duplicação das pitas da Via Dutra impossibilitou refazer a mesma distância da foto antiga. Fonte: AAPAH/Marcelle Marques de Almeida.
Rua Juquitiba – Vila Flórida
1991 – A imagem mostra a obra de construção de guias e sarjetas. Fonte: Arquivo Histórico de Guarulhos.
2013 – Na reprodução da fotografia original notamos a reurbanização da rua. O local foi arborizado. Do lado direito, as casas térreas dão lugar para sobrados. Os barracos foram retirados, possibilitando a visão do córrego.
Rua Constantino Burato – Vila Barros
1990 – Uma parque de diversão marca a paisagem do local. Fonte: Arquivo Histórico de Guarulhos.
2013 – Na foto recente não há a presença da verticalização como em outros bairros de Guarulhos, porém, o motivo é a proximidade com o aeroporto. Já os parques de diversões não são mais presentes na paisagem urbana.
Rua Santa Maria – Vila Nossa Senhora de Fátima
Década de 1970 – Vemos a rua sem asfalto, sem tubulação de esgoto. Ao fundo a Escola Francisca de Assis Ferreira Novac. Fonte: Arquivo Histórico de Guarulhos.
2013 – Na fotografia colorida verificamos as mudanças na via. As árvores dificultam a visualização do horizonte.