Futebol: 100 anos do União Tietê

Futebol em Guarulhos

No bairro da Ponte Grande em Guarulhos, surgiu em 15 de outubro de 1921 uma das mais tradicionais equipes de futebol (saiba mais o sobre a história dos clubes de Guarulhos) da cidade, o União Tietê Futebol Clube. O tradicional bairro ocupado por migrantes portugueses e italianos, passa a levar o nome devido a “Ponte Grande” que ligava a cidade de São Paulo pelo bairro da Penha à Av. Guarulhos. No entorno do Rio Tietê, que serpenteava formando “braços” que se localizavam os bancos de areias, as olarias e chácaras que abasteciam a cidade de São Paulo por meio de transporte de fluvial, o bairro se conformou.

Não era sem sentido, que até bem pouco tempo ainda existisse um estaleiro de barcos no bairro. A equipe de futebol surgiu na esquina da Av. Guarulhos (Faça um passeio pela cidade) com a atual Rua Domingos Fanganiello, sendo ali o primeiro campo sede do time. As grandes áreas no entorno dos rios de São Paulo abrigaram muitos clubes e praticantes de futebol, em Guarulhos não foi diferente. Então a equipe viveu seu auge nos anos 50 e 60. 

União Tietê Futebol Clube
Sede do centenário União Tietê Futebol Clube

O clube União Tiete agregou também além do futebol, outras festividades tais bailes de carnaval (Saiba mais sobre o carnaval da nossa cidade), domingueiras dançantes, festas das crianças e outros eventos. Seu time sempre foi a estrela, sendo um dos clubes que mais títulos amadores ganhou, sendo muitas vezes campeão Guarulhense e até campeão do futebol amador na cidade de São Paulo.

Ainda com sua sede social em funcionamento, o clube completa seu centenário detendo ainda os troféus de outrora, mantendo-se ativo ainda por meio de eventos sociais e culturais, além de escolinhas de futebol para crianças e adolescentes da nossa cidade.

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *