Comunidade Luterana de Guarulhos completa 65 anos
No último domingo, dia 06 de agosto de 2023, às 9h30, aconteceu o Culto Ecumênico, que deu início a comemoração dos 65 anos da consolidação da comunidade luterana em Guarulhos na Paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) em Guarulhos, localizada na Rua Cidade Lion, n. 129, com a presença de autoridades políticas municipais e religiosas convidadas, assim como a AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico e o Coral Renovo. Com o espaço dos bancos da Igreja Gólgota, quase totalmente ocupados por integrantes da comunidade ou seus convidados, o cerimonial religioso teve a duração de, aproximadamente, duas horas e meia.
A trajetória organizativa do Culto Ecumênico era apresentada, de forma compartilhada, ao público presente entre o Pastor da Paróquia Guarulhos – Tiago Sacht Ushino Jaske, e a Missionária Candidata Natália Comassetto Lemmertz. Este culto contou com a participação de um conjunto de músicos, que tocavam instrumentos como violino, violão, piano e cajon, e do Coral Renovo, que teve a oportunidade de entoar os seguintes louvores: “Primeira essência” e “Te louvarei”.
Tendo em vista a longa duração do Culto Ecumênico, não pretendemos esmiuçá-lo nesta oportunidade. Contudo, iremos destacar dois momentos da cerimônia religiosa, além da fala do membro associado da AAPAH Cristiano Luiz da Silva: a pregação do pastor Sinodal Marcos Jair Ebeling e o ato de preparação para servir a Santa Ceia ministrado pelo pastor Tiago Jaske.
A convite da autoridade religiosa local, o Pastor Marcos Ebeling assumiu o lugar do púlpito da Igreja Gólgota e deu início a exortação de sua pregação. Em sua exposição, Ebeling apresentou ao público que o Luteranismo completará no próximo ano duzentos anos de sua presença formalmente constituída no Brasil e o atual lema e tema da IECLB pautada no Evangelho de S. Mateus, capítulo 5, versos 13 à 16: “Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo”.
O Pastor Marcos Ebeling, ao pregar a Palavra baseado no livro de Êxodo, capítulo 33, faz um breve destaque para a passagem em que Moisés arma uma tenda e Deus desce à Terra em forma de nuvem com o objetivo de orientar o seu Povo na caminhada que estava por vir. Em seguida, relacionando com o lema deste ano da IECLB, fala a respeito dos bons caminhos que a comunidade tomou durante os 65 anos de presença em Guarulhos e da necessidade de reafirmar a figura de Jesus Cristo como o seu centro e referência da fé em tempos em que muitos nomes são evocados erroneamente.
Com o objetivo de fazer uma alusão a isso, Ebeling retorna em sua pregação à Segunda Guerra Mundial, um período histórico difícil enfrentado pela Igreja Luterana, na qual uma parcela de seus fiéis passou a identificar em Adolf Hitler o seu grande líder. Tendo a vista a necessidade de reafirmar Cristo como o único líder da comunidade luterana, o Pastor Marcos Ebeling relatou que um grupo de mulheres da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), contrariando aqueles que professavam a ideologia nazista, cantavam cânticos de resistência ao comandante do Terceiro Reich. Cânticos em que as mulheres colocaram sua fé em Jesus Cristo.
Por fim, após fazer um breve histórico da comunidade luterana local, Ebeling concentra a sua fala a respeito do Templo em que estávamos. Embora tenha reconhecido que a arquitetura estilo chalé ou “cabana” possa ter uma influência da imigração alemã no município, o Pastor Marcos Ebeling teceu uma explicação teológica, proveniente dos anos 1960 e 70, para a estrutura edificada da Igreja ser assim. Então, ao retomar o texto de Êxodo, capítulo 33, o pastor indica que a presença de Deus se encontra entre a comunidade em uma tenda, onde ele recebe o seu povo e o orienta pela Palavra. Desse modo, Ebeling concluiu dizendo que a arquitetura da Igreja Gólgota fala por si mesma. Portanto, para ele, esta arquitetura é uma expressão da fé da comunidade luterana em quem ela crê e o que acreditam.
Outro momento marcante do Culto Ecumênico foi a preparação e a partilha da “Santa Ceia” entre os membros da comunidade luterana (inclusive de crianças e adolescentes com a devida autorização dos seus responsáveis legais) e os seus convidados (independentemente de sua denominação religiosa) que quiseram consumir a oferta. O processo de preparação da “Santa Ceia” ficou a comando do Pastor Tiago Jaske, que se posicionou no centro da Igreja Gólgota para iniciar o rito.
O pastor Tiago tomou em mãos o pão e partiu-o, citando o fragmento do texto bíblico de I Coríntios, capítulo 11, versos 23 e 24. Em seguida, tocou um cálice e o levantou, ao citar o trecho bíblico de I Coríntios, capítulo 11, versos 25 e 26. Ao finalizar a citação do texto, o Pastor Tiago Jaske fez o sinal da cruz em direção ao cálice e dirigiu-se para o altar para um momento de oração. A oração de confissão aconteceu com o pastor de costas para a nave do edifício religioso. Na sequência do rito, o Pastor solicitou a todos os presentes recitarem a oração protestante do “Pai Nosso”.
Após Jaske estimular as pessoas presentes a cumprimentarem e abraçarem o indivíduo que estivesse ao seu lado ou a aquele que deveria pedir perdão ou desejar a paz, enquanto o grupo musical cantava o louvor “Quero te dar a paz”, a “Santa Ceia” teve o seu começo, acompanhada do cântico “A Ceia”. Em seguida do momento de comunhão, o Pastor Tiago Jaske convocou todos a se servirem. Com isso, foi organizada uma fileira de pessoas no corredor central do Templo em direção da Vice-Secretária do Presbitério Dulcinéia Littig, que segurava a bandeja com o vinho, e da Missionária Candidata Natália Lemmertz, que segurava um objeto com os pães, em postura curvada como sinal de humildade e serviço a quem iria participar deste rito.
Próximo do encerramento do Culto Ecumênico, Lemmertz realizou o convite ao representante oficial da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico nesta oportunidade, Cristiano Luiz da Silva, para se apresentar perante o público para tecer algumas palavras. Depois de Cristiano agradecer o convite em nome da AAPAH e expressar a sua felicidade de estar ali, disse que os membros da associação ali presentes tinham vindo com uma missão de observar a arquitetura do lugar e os ritos presentes na celebração de uma data tão importante para a comunidade luterana em Guarulhos. Também explicou o significado do tombamento de um patrimônio material, assim como o registro de um patrimônio imaterial, e como estas ações em esfera pública podem se tornar um marco social e jurídico de reconhecimento da presença e importância de um grupo coletivo de uma tradição não católica no município.
Após o fim do Culto Ecumênico, todas as pessoas presentes se dirigiram para o salão de festas na parte inferior do complexo edificado para o tradicional “Almoço Alemão” de confraternização entre a comunidade luterana e os seus convidados. Neste almoço foi oferecido para quem efetuou a reserva de pratos ou do buffet com antecedência por valores que variaram entre vinte e cento e vinte reais, servindo de uma até quatro pessoas, as seguintes opções: eisbein (joelho de porco), salsichas alemãs, goulash (proteína de origem bovina), pernil fatiado, chucrute (repolho em conserva), saladas e batatas e arroz cozidos, além de sobremesas doces, entre elas apfelstrudel (torta de maçã). É fundamental salientar que as pessoas apenas foram servir a comida depois do presidente do presbitério Josenaldo William Araújo Santos fazer um discurso e do pastor Tiago Jaske realizar a permissão final, posteriormente a canção de “Parabéns” aos 65 anos da comunidade luterana formalmente constituída em nossa cidade.
Fica evidente que tanto a materialidade da Igreja Gólgota, assim como as tradições intangíveis presentes entre a comunidade luterana local, remete a presença, principalmente, da imigração alemã em nosso município. Sendo assim, há justificativas históricas e arquitetônicas para que uma proposta de tombamento total e parcial do Templo luterano na cidade como um patrimônio material em Guarulhos seja enviada para o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município de Guarulhos, uma vez que a sua forma arquitetônica, segundo as palavras do pastor Marcos Ebeling, apenas pode ser encontrada em quatro ou cinco exemplares de edificações religiosas da IECLB espalhadas pelo Brasil. Outro ponto a se destacar é a possibilidade desta celebração religiosa e comunitária vir a se tornar um registro de patrimônio imaterial municipal, embora o Livro de Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial da cidade ainda não tenha sido aberto pela Prefeitura de Guarulhos.