As ruas com nomes espíritas do Jardim Tranquilidade

Antes da Imobiliária Tranquilidade lotear as terras, o bairro se chamava Vila Allan Kardec. Grande parte era propriedade do Sanatório Padre Bento, que abrigava os hansenianos isolados da sociedade. A história do bairro com a doutrina espírita vem desta época.

Segundo o site do Centro Espírita Discípulos do Evangelho, no ano de 1942, um interno recém-chegado abordado por outro interno que dizia que havia tido um sonho que os dois fundariam um núcleo de espiritismo dentro do sanatório. Nasceu assim um grupo de estudo da Codificação Espírita de Allan Kardec. O grupo era secreto, pois havia preconceito contra a doutrina, assim as reuniões aconteciam em locais e horários diferentes.

Em 1944, havia 35 internos participantes destas reuniões, assim se protocolou a solicitação de licença para o funcionamento de uma sociedade cultural espírita.  Dr. Lauro, diretor do sanatório, aceitou o pedido, então em 06/12/1944, assim organizaram a assembleia geral de fundação desta sociedade de espiritismo.

Assim a identificação dos moradores com a doutrina é verificada nos nomes das ruas – Bezerra de Menezes (médico, considerado um dos maiores expoentes do espiritismo no Brasil); Batuíra (foi um dos pioneiros da doutrina em São Paulo; Leon Diniz (logradouro em homenagem ao Leon Denis, filósofo espírita; Gabriel Dellane (homenagem ao francês François-Marie Gabriel Delanne); Mirabelli (Carmine Mirabelli foi médium de feitos físicos); Viana de Carvalho (Major Dr. Manuel Viana de Carvalho foi fundador do Centro Espírita Cearense).

A partir de 1958, a entrada ao sanatório foi aberta ao público, assim a Sociedade Espírita Discípulos do Evangelho (S.E.D.E) poderia receber toda a sociedade para os seus trabalhos. Assim, os logradouros do bairro do Jardim Tranquilidade identificam uma tradição do bairro e os costumes dos moradores.

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *