Escola Capistrano de Abreu: primeiro grupo escolar de Guarulhos
Construída em estilo colonial, a Escola Estadual Capistrano de Abreu (Faça um passeio virtual pelo centro de Guarulhos), com seus quase cem anos de existência, teve sua fundação com o nome de Escolas Reunidas de Guarulhos, na rua Luiz Faccini.
Em 1913, através de um ofício encaminhado por um grupo de personalidades guarulhenses, dentre elas Padre Celestino, Túlio Brancaleone, José Maurício de Oliveira (que seria prefeito da cidade em 1919), ao prefeito Capitão Gabriel José Antônio, foi requerido um terreno para que fosse construído um grupo escolar, com intuito de reunir as escolas que se encontravam distantes e precárias, dentre elas a escola da Vila Galvão, Ponte Grande (Conheça a história do Estádio da Ponte Grande), Bonsucesso, Baquirivu e Vila Augusta.
O pedido foi atendido pela Secretaria da Educação do Estado, inaugurado em primeiro de julho de 1926, o então o Grupo Escolar de Guarulhos, que vinte e um anos depois receberia o nome de Capistrano de Abreu.
João Capistrano de Abreu, cearense da cidade de Maranguape e patrono da escola, foi historiador e inovador nos métodos de investigação e interpretação da história do Brasil. Confrontou até mesmo o então imperador Dom Pedro II, em seu concurso para entrar no Colégio Dom Pedro II ao afirmar sua superioridade diante qualquer um da banca examinadora. Constrangido com a cena, o imperador acaba por adiar a sessão.
Passaram por lá alguns alunos de famílias tradicionais, homenageados pelos logradouros da cidade como os Pannochia, Turri e Faccini.
Através do projeto “Minha escola tem história”, de 2005, os alunos, coordenados pelos professores, realizaram buscas documentais e de depoimentos de ex-alunos obtendo assim registros de eventos realizados e participados, inclusive fora recuperado o hino próprio da escola, de 1948, escrito pelo professor Irineu de Castro Andrade.