Casarão da década de 1940 é demolido em Guarulhos

Imóvel pertenceu a imigrantes alemães

No dia 20 de abril de 2023, a história dos bairros Anita Garibaldi, Santa Paula e Ponte Alta sofreu um duro golpe: a derrubada da casa mais antiga da região (década de 1940), remanescente e sede do antigo Sítio Ponte Alta. Uma perda irreparável tanto para os bairros, como para a cidade de Guarulhos.

Em estilo Neocolonial Missões, o casarão era único e uma evidência do processo de ocupação na região na primeira metade do século XX. Seus antigos proprietários eram os Alberts, imigrantes alemães que tinham como patriarca e matriarca, Karl Alberts e Hulda Alberts. O casarão foi provavelmente construído na década de 1940, momento em que há registros de edificações deste estilo em Guarulhos (complexo arquitetônico da Base Aérea de São Paulo), além de outras residências no centro.

O conjunto de azulejos da artista tcheca Lisbeth Forell e os vitrais da Casa Conrado, elementos decorativos únicos que adornavam o casarão foram retirados a tempo da completa destruição.

AAPAH solicitou tombamento em esfera municipal

A AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico em 19 de setembro do 2022 solicitou o tombamento da casa. Sob o processo administrativo de n. 49511/2022, porém, até o momento NÃO foi pauta no Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município de Guarulhos (CPHAACMG). Da casa restou o entulho, transportado em um cortejo fúnebre de caminhões.

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos!

Deixe uma resposta