Banda Lira e seus 115 anos

A Banda Lira, com seus 115 anos de musicalidade, canta e encanta os guarulhenses desde 1908, quando, reunidos no Largo da Matriz, atual Praça Tereza Cristina, começaram a se reunir a fim de arrecadar fundos para a festa do Divino Espírito Santo. Segundo relatos, em 1903, da reunião entre amigos, já era perceptível a origem da banda.

Festa para arrecadação do Santa Casa de Guarulhos, 1945. Acervo: Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos.

A história da banda é um marco, podendo ser um dos meios para a compreensão da história de Guarulhos. Não é um monumento, mas estaria aí um bom representante, pois está na bravura de seus anos, muito deles difíceis em sua sustentação, principalmente financeira, o seu legado de persistência. A cultura popular também é merecedora deste prestígio e não apenas alguns heróis nacionais escolhidos. Claro, há outras formas de se eternizar um bem e a banda é um Patrimônio presente no imaginário dos guarulhenses, na memória coletiva sendo fomentada para mais de um século. Principalmente se tratando de Patrimônio Imaterial, o qual se fundamenta na História Oral.

Banda Lira em 1925. Acervo: Banda Lira/Cláudio Riganelli.

A Importância do patrimônio imaterial e seus locais de atuações

Presente em vários eventos importantes da cidade, divertiram festas, casamentos, retretas (festas em praças públicas). Da época em que ainda tinham muitas festas religiosas partindo da Catedral, lá estava a banda empurrando a multidão com sua música e o marcante uniforme, participando dos eventos de inauguração como a foto a seguir, em que a banda subia Silvio Barbosa afim de participar de inaugurar o festival no Clube Paulistano.

Banda Lira subindo a rua Silvio Barbosa em 1947. Acervo: Sylvio Rinaldi Barbosa

O coreto da Praça Getúlio Vargas foi palco de muitas apresentações da banda. Hoje se tornou uma lenda, traduzida na aparência abandonada do velho coreto. Não seria a hora de retomar essa tradição? Colocar a Banda Lira para fazer música e animar a multidão? É a “ausência que se faz sentida”, como diria o historiador João Ranali, que dedicou um capítulo de seu livro “Repaginando a História“ à Banda Lira. 

A Banda é um resgate de momentos da história, seja na de Guarulhos ou nacional. Desde 2002 foi responsável pelo histórico “Baile da Melhor Idade”, ocupando o espaço do Centre Educacional Adamastor.  O mesmo baile também foi realizado no marcante edifício do Teatro Padre Bento.

Banda Lira em movimento sempre 2008. Acervo: Banda Lira

Sendo uma das primeiras bandas de São Paulo, trouxe as marchinhas carnavalescas e grandes nomes do samba, que faziam parte da cultura brasileira, participando ativamente dos clubes União de Vila Augusta, União Operária de Vila Galvão, Clube Macedo e Recreativo.

Nos últimos anos, a banda enfrentou alguns desafios, principalmente os relacionados a pandemia e a falta de incentivo por parte da Prefeitura de Guarulhos que nos diferentes governos e quadros políticos ofereceu aporte para os custos e manutenção da Corporação.

A Salvaguarda Municipal

É por meio da ressignificação e das novas atribuições de valores que se permite um patrimônio permanecer presente, cabendo à sociedade civil lhe atribuir novos significados. A Corporação Musical Banda Lira (e centenária) se tornou Patrimônio Imaterial da nossa cidade em 2015 por meio da aprovação e indicação por unanimidade do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos.

É uma forma que os patrimônios, imateriais ou não, podem ser encarados, e há meios para isso, como a partir de programas de educação patrimonial do qual são lançadas ferramentas, fazendo com que haja essa interação.

Notícia do jornal “O Combate Independência, Justiça e Verdade, 1923”.

Exposição

Fica então o convite para vivenciar essa experiência no Adamastor, local de tantas “Festa da Melhor Idade” e “Carnaval da Saudade” liderada pela Lira de Guarulhos em anos auspiciosos, mas que agora recebe uma bonita exposição em homenagem aos 115 anos, até o dia 31 de maio de 2023. Devemos aparecer.  

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos!

2 thoughts on “Banda Lira e seus 115 anos

  1. Larissa, encontrei seu trabalho e gostaria de ter uma conversa contigo.
    Somos descendentes de um proprietário da Fazenda Bananal e queríamos resgatar um pouco da história do lugar.
    Quando possível, por favor, entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *