Capela de Bom Jesus resiste às transformações do tempo

A Capela de Bom Jesus, escondida pelos prédios, propagandas, ponto de ônibus e uma banca de jornal, fica na avenida Monteiro Lobato, na altura do número 898. Quando passamos por ela temos a impressão de que foi esquecida pela modernidade dos veículos que passam à sua frente ou pelas construções vizinhas.

Porém, trata-se de uma resistência. A primeira capela que ficava neste local foi construída em taipa de pilão, era em homenagem a Bom Jesus de Pirapora, em frente passava a antiga Estrada Geral. O local era frequentado pelos escravos, que viam na imagem de Bom Jesus acalento e proteção.

O ramal da Estrada Geral em Guarulhos (Faça um Passeio Virtual por Guarulhos) foi aberto por volta de 1600, passavam-se tropeiros e todo tipo de atividade nos tempos coloniais e imperiais. Essa antiga via ligava as lavras de ouro, Bonsucesso, Praça Tereza Cristina com rotas que iam para Santana e Penha, em São Paulo. Na capital a continuação da via era chamada de Estrada Velha de São Paulo.

Capela do Senhor Bom Jesus
Capela do Senhor Bom Jesus. Ano: 2017. Acervo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho

Hoje as ligações são plenas para todas as regiões do nosso município e com regiões leste e norte de São Paulo por meio de linhas de ônibus que fazem percurso pela avenida Monteiro Lobato.

A antiga passagem já funcionava por abertura na mata feito pelos indígenas, tornou-se rota de tropeiros e atualmente o local continua em uso, algo que demonstra as transformações do espaço. Um espaço guarda a memória dessas mudanças, lá continua em pé a Capela de Bom Jesus.

A construção atual foi feita com tijolos assentados com barro, assim continua resistente vendo o crescimento urbano (Acompanhe um passeio pela história recente de Guarulhos) à sua volta. Atualmente é pintada com tinta azul. A capela pertence a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Cocaia.

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *