Arquivo Histórico preserva acervo para pesquisadores

Para quem está interessado em conhecer a História de Guarulhos ou por motivo acadêmico necessita de documentos sobre a cidade é preciso visitar o Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos.

O local é indicado para pesquisadores desde a idade de oito anos, mas é preciso tomar alguns cuidados para manusear os documentos como utilizar luvas para o suor das mãos não prejudicar os materiais.

O Arquivo Histórico de Guarulhos foi em 29/08/1986, por decreto do prefeito Oswaldo de Carlos, que determinou que os documentos anteriores a 1950 seriam “históricos”, assim foram destinados funcionários para organizar o material e colocar o acervo à disposição do público.

O acervo tem entre as raridades, a primeira Ata da Câmara de Municipal de Guarulhos, que é datada de 1881. Há um exemplar do “Guarulhos Jornal” do ano de 1932, o “Correio do Povo” de 1934. A fotografia mais antiga é de 1908, a imagem retrata a “Festa do Espírito Santo”, no largo da Igreja Matriz.

Arquivo Histórico de Guarulhos
Arquivo Histórico de Guarulhos. Ano: 2017. Arquivo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho.

O Arquivo Histórico recebe doações de documentos e objetos que se relacionam com a História de Guarulhos. “As pessoas que queiram fazê-las (as doações) nos apresentam seu material e fazemos uma triagem, verificamos o que nos interessa e quando autorizados descartamos o que não é de interesse ou devolvemos para o doador”, informou a coordenadora do arquivo Araci Borges Dias Martins.

Outra informação importante, as plantas dos bens tombados de Guarulhos também fazem parte do acervo, apenas a planta da Escola Estadual Dulce Breves Neves não tem seu exemplar no acervo.

O Arquivo Histórico de Guarulhos funciona de segunda a sexta das 8 às 18h, aos sábados das 8 às 17h. O local fica avenida Monteiro Lobato, 734 (Adamastor).

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *