Sítio da Candinha
Conhecida como a Casa da Candinha, a casa sede da Fazenda do Bananal é uma das construções mais antigas de Guarulhos. É a única construção do período escravagista que possui senzala na região metropolitana de São Paulo. Feita em taipa de pilão entrelaçada com bambu, possui um oratório colonial com diversas imagens e objetos religiosos, fotos antigas dos familiares da Maria Cândida Barbosa e algumas mobílias. A casa não possui energia elétrica e a água vem de uma bica.
A casa da família de Dona Maria Cândida Barbosa está localizada na Fazenda Bananal, atual bairro do Bananal. Compõe o cenário do ciclo do ouro de Guarulhos, situado nas proximidades do Campo do Ouro.
O decreto nº 22787/2004 declarou a área de utilidade pública para fins de criação de um parque cultural científico de preservação ambiental para visitação pública e implantação de centro de educação e cultura negra.
LOCALIZAÇÃO
Bairro do Bananal
PROPRIETÁRIO
Prefeitura de Guarulhos
AMPARO LEGAL
Decreto Municipal 21143/2000 – Lei Orgânica do Município (Ato das Disposições Transitórias – Art. 28)
Decreto Municipal 22787/ 2004 (desapropriação)
O Sítio da Candinha é patrimônio histórico de Guarulhos, assim veja o inventário de tombamento no link abaixo: https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/patrimonios_historicos/INVENT%C3%81RIO%20CASA%20DA%20CANDINHA.pdf