Revista do Projeto Digitalização de Jornais

Revista do Patrimônio Cultural de Guarulhos – Projeto Digitalização de Jornais – N°2 – 2024

Com 15 anos de atividades culturais, a AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico comemora sua trajetória trazendo a digitalização de jornais para o Arquivo Histórico Municipal Araci Borges Dias Martins e a publicação desta revista fala sobre um dos principais jornais da história de Guarulhos – o Correio do Povo, a História da Nossa Associação, o Acervo de Jornais Digitalizados, a Trajetória do Arquivo Histórico e informações sobre os Patrimônios Culturais da Nossa Cidade.


O projeto financiado pelo edital Paulo Gustavo (2023) traz para os pesquisadores o acesso rápido e digital de jornais a partir do ano 1934, exemplares do Correio do Povo, O Diário de Guarulhos e O Reporter de Guarulhos. O acervo está disponível no portal aapah.org.br e acesso por HD no Arquivo Histórico.

Inventário das obras de arte em espaços públicos da Cidade de Guarulhos

O projeto Inventário das obras de arte em espaços públicos da cidade de Guarulhos propõe o estudo de obras de arte públicas como monumentos, esculturas, pinturas, instalações, marcos históricos, entre outros.
O que elas representam? Quais podem ser seus significados? Ao realizar esse inventário, tentamos ampliar a concepção e ir além do olhar, contando algumas histórias que estão por trás das obras, quem são seus artistas e o contexto em que foram produzidas.
Nessa pesquisa realizamos levantamentos históricos e técnicos quanto ao estado de conservação, os materiais utilizados e o local de implantação. Entre essas ações, realizamos algumas entrevistas utilizadas para a elaboração dos verbetes. A partir desse material, apresentamos também ensaios fotográficos que poderão ser apreciados nessa publicação.

Guarulhos: Olhares sobre Trabalho e Cotidiano

Neste livro “Guarulhos: olhares sobre trabalho e cotidiano” utilizamos o conceito “trabalho” como categoria de análise para revisitar a história de Guarulhos. A proposta se fez em alguns recortes narrativos que se misturam nas histórias dos vários grupos sociais que nos seus fazeres e saberes produziram experiências diversas com a cidade.