AAPAH faz residência no Sesc Guarulhos em agosto
Residência traz eventos gratuitos como passeio, oficinas e rodas de Memórias
Durante o mês de agosto de 2023, a AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico vai participar de uma residência no Sesc Guarulhos, o projeto une as duas entidades citadas e mais a UNIFESP Guarulhos.
Assim, durante toda a residência, a AAPAH vai desenvolver diversas atividades abertas para o público. Conforme planejado, o resultado desses eventos serão o lançamento de livro (Editora Ctrl+v) e documentário (produzido pela ACING) sobre a AAPAH e outros coletivos guarulhenses.
Dessa forma, Os eventos vão acontecer no Sesc Guarulhos, no endereço R. Guilherme Lino dos Santos, 1200 – Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP, nas seguintes datas: 06, 13, 19, 20 e 28 de agosto de 2023. Em suma, todos os eventos serão gratuitos.
Segue abaixo a descrição de cada atividade:
06, 13 e 27/08 – às 14, 14h30 e 15h20 – Oficinas de postais: artefatos da memória da cidade de Guarulhos
Os postais são importantes artefatos para reavivar memórias. Muito utilizado no passado, ainda hoje é vendido em bancas de jornal. Decerto, o objetivo dessa oficina é construir junto com o público, por meio do uso de tecnologias, postais históricos sobre a cidade de Guarulhos, combinando imagens pré-selecionadas para textos pela AAPAH. Ao final, com o postal impresso, então, os participantes são convidados a registrar o porquê da sua escolha, agregando outros significados para o processo.
Duração: 40 minutos.
Gratuito.
Mediadores: Cristiano Luiz da Silva, Larissa Lucindo, Peterson Mendes, Tiago Guerra.
19/08 – Às 9h – Itinerários de Guarulhos: conexões passado e presente na estrada velha de São Miguel-Bonsucesso
A caminhada histórica é fruto da parceria AAPAH e Sesc Guarulhos e tem o objetivo de apresentar ao público o cenário de um dos marcos históricos da fundação de Guarulhos, São Miguel e Bonsucesso. Primordialmente, a região em que é possível sentir os resquícios e a atmosfera do período colonial da cidade. Posteriormente, o passeio será finalizado no Museu Comunitário Jardim Vermelhão, na região dos Pimentas.
Duração: 320 minutos.
Gratuito.
Inscrições: https://forms.gle/B9yqaUQz2NhgSU969
Mediadores: Elmi Omar, Suzy Santos, Ellen Santana e Evanir Baptista Penna.
20/08 – Às 14h – Roda de Memória: A Água e suas questões sociais
A Roda de Memória é um espaço de diálogo utilizado para trazer as experiências de cada indivíduo e no final, ao propósito, sairmos com questões balizadoras de novos pensamentos. A princípio, a discussão sobre a água vai conduzir a conversa sobre sua utilização em manifestações religiosas, a escassez, as mudanças climáticas e as questões dos rios nos espaços urbanos, lazer e esporte.
Gratuito.
Mediadores: Bruno Leite de Carvalho e Elmi Omar.