No dia 26/01/2011, o GuarulhosWeb noticiava “Abraço em casarão histórico do Centro fracassa por falta de pessoas” (http://www.guarulhosweb.com.br/noticia.php?nr=38446). O protesto era uma iniciativa da AAPAH para evitar o destombamento e a demolição da Casa do Prefeito José Maurício, que fica entre as ruas Felício Marcondes com a Sete de Setembro, no Centro de Guarulhos.
A iniciativa visava evitar o que havia acontecido com a Casa Saraceni, que foi destombada e demolida com o aval da Câmara dos Vereadores e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. O protesto era um modo de chamar atenção das autoridades e buscar conscientizar a população sobre a importância da conservação do patrimônio histórico.
Como foi noticiado, não houve apoio em massa da população. Naquela época o imóvel ainda era de propriedade dos herdeiros do ex-prefeito José Maurício. O restauro ficaria caro e comercialmente seria mais interessante o terreno que a própria casa. Assim, para os herdeiros a casa era um elefante branco.
Em junho de 2013, a imprensa local noticia que a prefeitura comprou o casarão por 3 milhões de reais e o local se tornaria um centro cultural e educacional, a partir de 2014. Mesmo com a propriedade passada para o poder público, o casarão que deveria embelezar o centro da cidade está abandonado. Os únicos que se interessam de visitar o local são estudantes de arquitetura de história levados pelos professores para criarem projetos de restauro para trabalhos da graduação.
Situação
Após cinco anos da tentativa do abraço organizado pela Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico, a Casa do Prefeito José Maurício (Faça um Passeio Virtual) continua se degradando por causa da ação do tempo. Por enquanto, o restauro e o uso do prédio continua sendo projeto. Como em Guarulhos tudo que é sólido se desmancha no ar, continua o risco de se perder mais um patrimônio histórico
Torres Tibagy (também descrito como Torres Tibagi) é um dos 46 bairros oficiais da nossa cidade (47 se considerar o aeroporto como também uma unidade) possui 22 “vizinhanças” (subdivisões) com mais de 7 mil domicílios e uma população de 20 mil habitantes.…Continuar leitura…Bairro Torres Tibagy e sua ligação com a ferrovia
Para as intervenções em um bem tombado no que diz respeito à obra civil, existem critérios a serem seguidos para a preservação e manutenção do mesmo. Um dos critérios, se…Continuar leitura…Casa José Maurício: um novo recomeço?
Ao pedir para os alunos do ensino médio pesquisar sobre a nossa cidade, me deparo com um logradouro de Guarulhos, a rua dos Poetas Guarulhenses, enfim, um endereço desconhecido por…Continuar leitura…Rua dos Poetas Guarulhenses