CECAP: AAPAH e Havana levam alunos para aula de campo
Bairro modernista projetado pela Arquiteto Vilanova Artigas
No dia 15/04/2023, a AAPAH em parceria com o Cursinho Comunitário Havana apresentou a história, as questões geográficas e arquitetônicas do bairro do CECAP para alunos do cursinho e outros convidados.
O local de encontro foi o SESC Guarulhos, onde os participantes visitaram a exposição Terra de Gigantes. Assim, ao adentrar no espaço expositivo, o visitante de maneira imersiva tem contato com as reflexões sobre o futuro da nação baseado na perspectiva afro-ameríndia.
Após a exposição, a aula de campo foi no sentindo à avenida Monteiro Lobato, local que ainda há algumas construções mais antigas e há indústrias. Então, deste ponto se seguiu até o campo de futebol em frente ao Terminal Metropolitano do CECAP.
Nesta parada o historiador Tiago Guerra disse que a antiga Capela de São Roque (demolida) e o caminho do Trem da Cantareira ficavam próximos da extensão da avenida Monteiro Lobato, em frente ao Condomínio Paraná.
Já o guia de turismo Evanir Penna, que também e professor de geografia, ressaltou que área do CECAP é várzea do Rio Baquirivu. Por isso, para a construção do bairro, a região precisou de aterramento.
O arquiteto Cristiano Silva falou sobre o projeto de Vilanova Artigas que previa toda a infraestrutura urbana planejada para atender os moradores, então assim, sem necessidade de se locomover para outras regiões.
Os participantes puderam visualizar de perto toda a estrutura arquitetônico dos prédios quando visitaram o Condomínio São Paulo. Assim, neste momento, foi destacada a proposta arquitetônica pensada para o convívio social entre os moradores.
A aula de campo seguiu para a Praça Mamonas Assassinas, desse modo, para se entender sobre as organizações culturais do bairro. Tiago Guerra destacou os trailers como resistência do comércio local.
Final com vista panorâmica
O encontro terminou na rua Guilherme Lino dos Santos, onde se tem uma vista panorâmica do CECAP, do Aeroporto de Cumbica e a Serra da Cantareira. O local é um potencial mirante, assim, fica uma dica para os governantes. A AAPAH faz passeios gratuitos pela cidade de Guarulhos, portanto, se tem aintenção de promover a sensação de pertencimento local.