Morro do Nhangussu é um potencial turístico de Guarulhos
O morro do Nhangussu, também chamado de Mirante do Nhangussu, é o local de onde se tem a mais surpreendente vista da Serra de Itaberaba. Localizado no Bairro Água Azul, o morro é um dos pontos mais altos da Cidade, com 961 metros de altitude.
Sua importância vai além da beleza estética natural, pois segundo estudos geológicos, ali se encontram rochas com mais de 135 milhões de anos. Segundo pesquisas históricas, acredita-se que Guarulhos tenha pertencido à África do Sul no período da Pangéia e que por questões climáticas e naturais, assim, tenha se separado do continente há bilhões de anos.
O que também se explica o surgimento de ouro nas cercanias. Como é o caso das Lavras Velha do Geraldo, que é considerada a lavra de mineração de ouro mais antiga do Brasil.
Destacando-se como ponto turístico, o local conta também com o gracioso restobar “Quintal do Nhangussu”, localizado em frente a subida principal do mirante. No local serve-se bebidas, petiscos e refeições caseiras. Tudo preparado pelo chefe e dono do restaurante Ruben Silva, então para conhecer acompanhar nas redes sociais procure por @quintaldonhangussu.
O Morro do Nhangussufoi postulado como patrimônio natural pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município, em uma das suas últimas assembleias de 2022. Porém, falta o Prefeito Guti oficializar o tombamento com a publicação no Diário Oficial e a definição do seu inventário.
Nhangussu é uma variante da palavra de origem tupi-guarani Aguaçú que significa grande em tamanho, intensidade e valor.