AAPAH comemora 15 anos de defesa do Patrimônio Cultural
Em 14 de novembro de 2024, completamos 15 anos da nossa fundação. Neste tempo atuamos em conselhos da sociedade civil, criamos projetos, organizamos protestos na rua. Sempre defendendo o patrimônio cultural, o turismo social e a educação.
A AAPAH como todos aqueles que trabalham com cultura não viveu só de vitórias, mas permaneceu ao lado de bandeiras que levantou desde o começo de sua atuação.
Nestes anos, a nossa atuação foi pautada na cobrança do poder público em respeitar as leis que defendem os patrimônios culturais, na luta pela conservação dos edifícios históricos, na indicação das festas, celebrações e costumes que devem ser reconhecidos como bens imateriais guarulhenses.
Entendemos que há muita coisa para se fazer na nossa cidade, mas sem falsa modéstia, reconhecemos que sem a atuação da nossa associação, os patrimônios culturais, o Conselho de Patrimônio e o Arquivo Histórico de Guarulhos estariam em piores condições que as atuais.
Nos próximos anos, continuamos à disposição da sociedade para ajudar a construir uma cidade mais justa para seus moradores, reconhecendo as identidades dos seus povos, contando as suas histórias, incluindo o olhar humano para suas minorias e destacando a sua Importância.
Seremos como sempre independentes, mas não neutros, pois temos como base a preservação e utilização dos prédios históricos, o turismo gerando renda para as populações locais sem descaracterização dos seus costumes, a educação para o patrimônio cultural, a pesquisa história e a comunicação.
A AAPAH continua como uma associação em defesa das pautas da cidade de Guarulhos, mas com tendência de aumentar a sua atuação para todo o Alto Tietê.