Projetos

Pesquisa e divulgação, sobre história do atletismo (século XX e XXI) em Guarulhos

O projeto tem como objetivo apoiar as pesquisas iniciadas há mais de 3 anos sobre a historia do atletismo em Guarulhos, que já foi referência na América Latina, tendo como destaque um recordista mundial e olímpico, João do Pulo e outros atletas olímpicos. O financiamento se faz necessário porque existem alguns lugares que cobram taxas para ter acesso a documentos, muitas imagens exigem direito de cópia, mesmo para pesquisa e e preciso apoio financeiro ao tempo gasto pelo pesquisador nessa etapa final, com vistas a futura publicação (inédita) sobre esse importante fato da historia de nossa cidade. Ao fim desse trabalho efetuarei 2 lives de 90 minutos relatando as informações obtidas e responderei as perguntas dos participantes. Essas lives serão divididas de um modo temporal, ou seja, uma sobre a pesquisa no seculo XX e outra sobre o seculo XXI.

Formato: Live

Aprovado pela Funcultura/Lei Aldir Blanc

Passeios Virtuais para conhecer a História e os Patrimônios de Guarulhos

O projeto tem como principal objetivo oferecer a um público amplo (alunos, educadores, cidadãos e demais interessados) experiências históricas e culturais da cidade de Guarulhos a partir de passeios virtuais realizados através de computadores ou aparelhos eletrônicos com acesso à internet.
Por incentivo do Ponto de Cultura e institucionalmente pela AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico – organizamos por três anos, caminhadas históricas por vários pontos da cidade, considerando que Guarulhos tem a potência de ser a segunda maior cidade do Estado do São Paulo em dimensão territorial e possui uma formação histórica multifacetada que se demonstra tão presente hoje em seus espaços plurais, o que tornaria sua compreensão muito reducionista por um roteiro apenas.
Nessa linha, o projeto procura transpor parcela dessa experiência, de explorar a cidade e seus múltiplos lugares e memórias, que foi um grande sucesso de público na época, para um sítio virtual. É claro que o tour online não substitui a contemplação física dos patrimônios e o contato direto com os monitores e guias, mas, em contrapartida, o acesso será consideravelmente maior, possibilitando que milhares de guarulhenses, especialmente professores e alunos no ambiente escolar, conheçam com mais profundidade esses roteiros e ampliem suas percepções sobre a cidade.

Formato: Passeio Virtual/Site

Aprovado pela Funcultura/Lei Aldir Blanc