Artigos

23-12-2017
Patrimônio histórico, guarulhos, casa josé maurício

Ainda sobre a Casa José Maurício

Não foram poucas as análises, as notícias e as imagens nos últimos anos tratando da Casa José Maurício, conhecido edifício referência no cruzamento das ruas Felício Marcondes e Sete de Setembro. Sempre que se esboça alguma solução, a realidade vem à tona com episódios que vão desde incêndios, furtos, consumo de drogas e, até morte. Não foi diferente no sábado (18/11) quando mais uma cena do abandono em que a casa é submetida foi flagrada.
23-12-2017

Conheça 100 lugares em Guarulhos

No dia 21/11/2017, foi lançado o “GUIA GRU 100 Lugares para conhecer em Guarulhos”, no Teatro Padre Bento. O autor é Danilo Duarte Ramalho, diretor do GRU Convention, membro da AAPAH e um dos principais entusiastas da nossa cidade. Ele tem perfil de empreendedor, mas também tem como característica o carisma e a boa vontade para desenvolver projetos de turismo, história, além trabalhar o sentimento de pertencimento.
23-12-2017
Vila Carmela, guarulhos, história, asfalto

Vila Carmela: Guarulhos Setentrional

O bairro da Vila Carmela surgiu a partir de loteamentos realizados na região na década de 1970. O nome Carmela advém da mãe do proprietário deste loteamento, o ex-prefeito Pascoal Thomeu. Uma parte do loteamento foi doada ao governo do estado que ficara responsável por construir duas escolas estaduais, enquanto que a prefeitura iria implementar escolas municipais e um posto de saúde.
19-12-2017
Tranquilidade, Guarulhos, História, moradores

Jardim Tranquilidade, os primeiros moradores antes de 1950 e a formação do bairro

Após o fechamento do complexo do Sanatório Padre Bento e a cura da Hanseníase, os internos foram recebendo alta e recebendo tratamento em suas residências que ficavam nas redondezas do Sanatório. No complexo tinha igreja, campo de futebol, teatro e a caixa beneficente, tempos depois aconteceu a abertura de ruas para o público.
13-12-2017
galpão, guarulhos, jardim tranquilidade, moradores, antigamente

O Galpão, uma luta dos moradores para a melhoria do Jardim Tranquilidade

Na década de 1950 o bairro do Jardim tranquilidade precisava de várias melhorias, naquela época o bairro não possuía luz elétrica. No trajeto do trem que ia para São Paulo os moradores foram se conhecendo, Job e Zuza decidiram se reunir à noite com algumas pessoas interessadas em discutir os problemas do bairro.
25-11-2017

O resiliente monumento rememorativo a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Desconhecimento é a palavra que define a relação que temos com o patrimônio cultural. Mas, por quê? Vivemos numa sociedade movida pela rapidez cotidiana, de indivíduos que centralizam suas forças em si e acaba por tornar o seu arredor efêmero. Não precisamos ir longe para que essa realidade, na prática, sirva de lição.
21-11-2017
marco zero, guarulhos, centro de guarulhos, símbolo, geografia, calçadão

Marco zero de Guarulhos, memória e significância

A marcação de locais de significância ou referência para o homem não é algo hodierno, já que não são poucos os vestígios materiais e imateriais deste hábito em diversas culturas.
28-09-2017
Ouro, Guarulhos, Rodoanel, Bonsucesso, Lavras, Mineração

Resquícios da Mineração na Região de Bonsucesso

A Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico – AAPAH, em mais uma atividade do Ponto de Cultura realizou uma aula de campo pelas áreas auríferas de Guarulhos, incluindo as regiões do Lavras, São João e Bonsucesso. O público-alvo, professores, alunos universitários, especialistas e demais interessados discutiram com os pesquisadores e professores Cris Ribeiro, Ellen Santana e Lionel Fontanesi sobre os projetos de mapeamento arqueológico, geológico, histórico e geográfico, como o Geoparque Ciclo do Ouro Guarulhos, que busca reconhecimento da Unesco, o PIPAG – Pesquisa Arqueológica de Guarulhos, trabalhos que interdisciplinarmente pode ressignificar a história de São Paulo.
21-09-2017

Metalurgia e incentivos governamentais: a Era Vargas em Guarulhos

Com as políticas econômicas varguistas, intensificou-se o processo de industrialização, principalmente no Sudeste, com instalações fabris de maior porte e o crescimento do ramo de eletrônicos. Segundo Maria Antonieta Leopoldi (2007), a crise de 1929 gerou a intensificação da produção de bens de consumo não duráveis no parque fabril já instalado, além da necessidade da instalação de fábricas de bens de produção no País, visando a sua expansão, devido à substituição das importações e à necessidade de se produzir para o mercado interno o que antes era importado, a fim de sustentar o parque fabril.
14-09-2017
Cerrado, Guarulhos, Vegetação, Natureza, Clima, Urbanismo, Desmatamento

Cerrado Guarulhense, Nosso Patrimônio Natural!

Você já ouviu falar na Savana Africana? Quando ouvimos falar em Savana logo nos remete uma imagem de uma paisagem com árvores espaçadas com arbustos e plantas herbáceas, em um lugar com zebras, antílopes e leões.