Dez pontos de referência de Guarulhos

revista do sanatório padre bento, lepra, hanseniase, guarulhos, historia
A Caixa Beneficente e a Revista do Sanatório Padre Bento
09-03-2017
rio cabuçu, saneamento basico, desiguldade social, urbanismo, cidade, metropole, geografia
A urbanização e os reflexos da desigualdade no saneamento básico
23-03-2017

Dez pontos de referência de Guarulhos

pontos de referencia, guarulhos, patrimonio historico, locais de encontro

Patrimônios Culturais

Na Conferência Municipal de Cultural de 2013, no fórum de patrimônio histórico, o professor doutor Fernando Atique citou os pontos de referências como patrimônio cultural, pois este tipo de local agrega valores de convivência, memória, assim vão além de sua importância de localização e uso.

Assim, resolvi elaborar uma lista de pontos de referências ainda existentes na cidade de Guarulhos, mas também há alguns locais importantes que não existem mais como a Caixa D’Àgua do Gopoúva, o Pontão do Nove de Julho (o ponto de ônibus continua lá, mas o colégio foi demolido), o Pontão da rua Dom Pedro II (no local não passa mais ônibus) e o relógio entre a Dom Pedro II e a avenida Monteiro Lobato.

As referências acabam se tornando mais importantes que os nomes dos logradouros, como era o caso da caixa d’água, muitos nem se referiam como bairro do Gopoúva.

Vamos a nossa lista:

Biblioteca Monteiro Lobato

Local frequentado por estudantes, ponto de encontro para trabalhos escolares e universitários. Tem o maior publicações de autores guarulhenses.

Lago dos Patos

Um dos cartões postais da cidade, frequentado por casais de namorados, atletas amadores e também conhecido pelos food truck de hot dog.

Posto de Gasolina da Família Sakamoto

Parada para caminhoneiros, quando avistamos o posto, sabemos que estamos próximos aos bairros de Bonsucesso e dos Pimentas. O local abriga a Festa do Caminhoneiro.

Praça IV Centenário

Próxima ao hospital Carlos Chagas, faculdades, supermercados, a praça é referência para se localizar e também já abrigou saraus e feiras.

Batalhão de Polícia da Vila Galvão

Chegada para quem vem de São Paulo pela região norte, o Batalhão de Polícia serve para posicionar os percursos do ônibus, pois algum entram à direita e outros seguem em frente. Muitos ainda se referem como delegacia, pois era a antiga função do prédio.

[huge_it_gallery id=”16″]

Viaduto Cidade de Guarulhos

A obra foi inaugurada em 2010, o viaduto estaiado serve de referência para quem chega pela rodovia Presidente Dutra.

Lago do Água Azul

Frequentado para pescarias e banhos, o lago é ponto de encontro do Bairro do Água Azul.

Praça Oito de Dezembro

O logradouro tem seu nome em homenagem ao aniversário de Guarulhos. A praça é localizada no bairro do Taboão, os bancos sempre estão ocupados para jogar conversa fora, também sempre há vendedores dos mais diversos produtos.

Praça do Skate

O nome oficial é praça Assunta Rinaldi Barbosa, mesmo após a retirada da pista de skate, o local continua a ser lembrado por suas antigas características.

Catedral de Nossa Senhora de Bonsucesso

Uma das mais antigas construções de Guarulhos, está localizada em um ponto alto. Muitos romeiros se reúnem por lá na Festa da Carpição.

A lista foi criada sem critério de localização ou importância já que há outros pontos de referências importantes espalhados pela cidade. Os leitores podem apontar outros locais nos comentários.

Bruno Leite de Carvalho
Bruno Leite de Carvalho
Jornalista, responsável pela assessoria de comunicação da AAPAH, coautor dos livros “Guia Histórico Cultural de Logradouros – Lugares e Memórias de Guarulhos” e “Signos e Significados em Guarulhos: Identidade – Urbanização – Exclusão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.