A fundação da AA Flamengo: o começo de tudo

Informações sobre a Casa José Maurício e o inventário
01-02-2017
ciclovia, santo andre, bicicleta, abc, mobilidade
Precisamos pensar em ciclovias em Guarulhos
16-02-2017

A fundação da AA Flamengo: o começo de tudo

Flamengo de Guarulhos, Futebol, Campeonato Paulista, Artigo, História

Entre os anos de 1952 e 1953 a partir de um time formado por garotos do Jardim Tranquilidade, que praticamente ficavam o dia todo jogando futebol  num pequeno campo por eles adaptado na antiga Rua Batuíra, atual Cabo Antônio Pereira da Silva, no número 307. Esse grupo de garotos era liderado  pelo Luiz Carlos, mais conhecido por Borrachinha e José Luiz de Oliveira mais conhecido por Positivo, muito querido por todos, o principal fundador do time  reunia em sua casa, com o consentimento de seus  pais, toda a garotada  para tratarem coisas relacionadas ao time. Muitas reuniões foram feitas no transcorrer dos tempos.

O primeiro uniforme conseguido por eles foi um conjunto de calções confeccionados de sacos de farinha alvejados pela mãe do Positivo e confeccionados por Dona Guiomar Pereira Xavier. Apenas calções compunham o uniforme do time, jogavam sem camisetas. Algum tempo após a dona Guiomar aproveitou umas camisas velhas listradas nas cores – verde e branco, conseguidas pelo irmão do Positivo em um clube em que jogava em São Paulo, então confeccionou uns gorros para todos os garotos e estes passaram a fazer parte do uniforme, ou seja, calções e gorros.

Dona Guiomar e seu esposo Xavier e seus esposo eram moradores recentes do Jardim Tranquilidade, originários do Rio de Janeiro, cariocas da gema e por natureza Flamenguistas roxos.

Flamengo de Guarulhos, Futebol, Campeonato Paulista, Artigo, História

Flamengo de Guarulhos. Ano: 2013. Acervo: Arquivo Histórico de Guarulhos.

O primeiro jogo de camisas conseguido pelo time era nas cores rubro-negras, idênticas as do Flamengo do Rio de Janeiro, em homenagem a Dona Guiomar madrinha do time e cuidava com carinho dessa garotada como se fossem seus próprios filhos, batizou-se o time de Flamenguinho.

Para inaugurar o uniforme foi organizada a primeira partida de futebol oficial, jogaram com o time do Marabá do bairro do Gopoúva.

O primeiro troféu conquistado foi contra os 11 garotos do Jardim Munhoz onde conseguiram uma grande vitória.

Dona Guiomar foi a primeira diretora do Flamengo com outras mulheres e homens engajados no bairro como: Ézio Gonzaga de Paula, Antônio Rodrigues, Pé de Bode e José Luiz de Oliveira (Positivo), encabeçaram o clube em 1º de junho de 1954, fundaram oficialmente a Associação Atlética Flamengo. Nessa Época, o esposo da Dona Guiomar era presidente do GE Tranquilidade outro clube que havia no bairro. Dessa forma são considerados primeiros fundadores do clube, dentre outros, José Luiz de Oliveira (Positivo), Luiz Carlos (Borrachinha), Ezinho, Nalziro, Tite.

Desde sua criação com o time da garotada, até os dias atuais, a A.A Flamengo forjou uma grande caminhada de conquistas e vitórias e por todo esse percurso, o Positivo transformou-se num dos principais membros da grande família rubro-negra guarulhense, tendo ocupado diversos cargos, como roupeiro, tesoureiro, conselheiro e diretor, falar no Flamengo é falar do Positivo.

Diogo Leite de Carvalho
Diogo Leite de Carvalho
É poeta autor dos livros Gritos poéticos e Poesias Cotidianas,estudante de história. cofundador da AAPAH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.