Serra da Cantareira: uma realidade verde em Guarulhos

Quarto Centenário, História de Guarulhos, Praça Getúlio Vargas, Monumento
Concurso de desenho em Guarulhos: O caso do monumento da Praça Getúlio Vargas
22-09-2016
Guarulhos e seus bens patrimonializados: Casarão José Maurício
05-10-2016

Serra da Cantareira: uma realidade verde em Guarulhos

Represa do Cabuçu, Serra da Cantareira, Parque da Cantareira, Meio Ambiente, Natureza

Meio ambiente

Guarulhos, embora seja uma das maiores cidades brasileiras em população e atividade econômica, abriga em seu território um grande complexo de serras e morros.

Neste complexo, destaca-se a Serra da Cantareira, que ocupa o Noroeste do território Guarulhense, além da porção norte da capital paulista. Constituindo parte de uma grande área de mata Atlântica, a Serra da Cantareira é lar de uma rica biodiversidade, nascentes, mananciais e até mesmo, alguns patrimônios históricos.

Represa do Cabuçu, Serra da Cantareira, Parque da Cantareira, Meio Ambiente, Natureza

Represa do Cabuçu. Ano: 2016. Acervo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho.

O núcleo Cabuçu, principal unidade de conservação da Serra da Cantareira em Guarulhos, realiza importante trabalho de conservação do meio ambiente, com atividades de educação ambiental, manejo sustentável, conservação de mananciais (em especial a represa do Cabuçu, responsável pelo abastecimento público de algumas regiões da cidade) e atividades de lazer, como algumas trilhas. No núcleo também existe a barragem do rio Cabuçu, que foi a primeira barragem de concreto usinado do Brasil, trazendo em tona á época em que a cidade iniciava seu desenvolvimento urbanístico, no início do século XX.

Ainda que de extrema importância para a conservação dos recursos naturais Guarulhenses, o núcleo Cabuçu apresenta-se com uma das poucas unidades de conservação na cidade. É necessário, então, expandir a quantidade destas unidades, que preservem o patrimônio natural de Guarulhos, promovam a utilização e manejo sustentável da natureza, preservem os patrimônios históricos existentes e criem possibilidades da expansão da atividade turística na cidade.

Breno Schmidtke Rodrigues
Breno Schmidtke Rodrigues
Pesquisador de recursos hídricos do município de Guarulhos. Estudante de Geografia e Meio Ambiente. Especial para o Espaço AAPAH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.