Não deixem o Revelando Morrer!

pokemon, urbanismo, cidade, jogo, videogame, patrimônio
Como Pokemon Go pode despertar questionamentos sobre a cidade
20-08-2016
ouro em guarulhos, passeio, bairro das lavras, mineração, história do ouro
Houve extração de ouro em terras guarulhenses
31-08-2016
Revelando SP, cultura popular, patrimônio imaterial, os favoritos da catira

Patrimônio Imaterial

Com a triste notícia de cortes nos gastos públicos um que destaca o olhar para quem se envolve com Cultura é o Programa Revelando São Paulo. Idealizado e organizado pela entidade Abaçaí Cultura e Arte o Relevando é o maior festival de cultura popular do Estado de São Paulo, do Brasil e sem dúvida um dos maiores da América Latina.

É a maior vitrine do artesanato, culinária, dança e encontros da cultura popular no estado de São Paulo. Um evento que tem 50 edições itinerantes e regionais e a maior delas em São Paulo, com o apoio da Rede Globo, atrai todos os anos mais de 1 milhão de pessoas ao festival. São números grandiosos na área cultural: mais de 300 municípios do estado participando. Foi sucesso em TODAS as suas edições, a saber: Entre Serras e Águas (Atibaia), Vale do Paraíba (São José dos Campos), Vale do Ribeira (Registro), Entre Rios e Trilhos (Bauru), Grandes Lagos (Ilha Solteira, Iguape), Alta Mogiana (Franca) e Revelando São Paulo (São Paulo).

Revelando SP, cultura popular, patrimônio imaterial, os favoritos da catira

Afoxé Filhos do Cacique, grupo de Aparecida do Norte-SP. Revelando SP – Parque do Trote, 2013. Acervo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho.

Mas o Revelando é mais do que isso, fruto de uma tese do Doutor em ciências da Comunicação e Professor de Dança, Doutor Toninho Macedo, cada participante que expõe sua arte e cultura passa por uma rigorosa pesquisa e olhar técnico a fim de resgatar, preservar e propagar a nossa autêntica cultura popular interiorana.

É um programa estadual, mas que tem muito a ver com Guarulhos. Nossa cidade sempre esteve presente e com muito carinho sempre recebeu destaque a despeito das relações institucionais com a Prefeitura Municipal. Em 2008, a Festa de Bonsucesso foi o tema central do evento. Grupos como Os Favoritos da Catira, a tribo Waasu Cocal e a comunidade cigana guarulhense fizeram história levando com muita competência memórias da nossa identidade.

Em que pese os programas da Secretaria do Estado da Cultura estou para conhecer algum programa com tamanha grandeza, importância, qualidade e continuidade. O Revelando não pode acabar. Vendo um manifesto na internet sobre a iminência de seu fim a AAPAH se posiciona a FAVOR deste programa espetacular da nossa cultura.

Danilo Duarte Ramalho
Danilo Duarte Ramalho
É professor de Turismo e membro colaborador da AAPAH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.