Os primeiros acordes do guitarrista Armando Leite

Abraço Simbólico na Casa José Maurício
20-07-2016
Padre Bento, sanatorio, lepra
Os Fugitivos do Sanatório Padre Bento
28-07-2016

Os primeiros acordes do guitarrista Armando Leite

Memória Viva, Armando Leite, música, história oral, ponto de cultura

Música em Guarulhos

José Armando Leite nasceu em 08/04/1965, na Vila Formosa, em São Paulo. É guitarrista, professor de música, produtor e escritor, entre outras ocupações. Veio morar em Guarulhos, em 1976, na Vila Galvão.

A música apareceu tardiamente, na sua família não tinham músicos. Sua irmã Maria Cecília Leite ganhou um violão de aniversário, ela fez aulas de instrumento, mas tinha dificuldades de aprendizado. Entre essas aulas com o professor João Nelson, Armando foi fazer companhia à irmã. Depois de insistência do professor, o futuro músico aceitou assistir as aulas como acompanhante, até se tornar aluno.

Após dois meses de aula, Armando já tinha ultrapassado o conteúdo que sua irmã estava estudando por vários meses. A primeira vez que pegou no violão foi aos dezessete anos, desde então a música se tornou um paixão inseparável.

A primeira música tocada no violão foi “Luar do Sertão”, sempre foi mais ligado à MPB, admirava músicos como Toquinho, Paulinho da Viola e Paulinho Nogueira, que serviram de inspiração para se dedicar ao estudo musical. A primeira apresentação pública aconteceu no auditório da FIG, na Vila Rosália, após seis meses de aula.

A rotina de estudo musical era puxada, Armando chegava do serviço e estudava até a madrugada ou acordava mais cedo para estudar, antes ir para o trabalho.

A guitarra virou seu instrumento a partir de 1987, quando resolveu estudar o jazz e a improvisação melódica com o professor Mozart Mello. Em 1988, começou a dar aulas, mas o próprio Armando conta que era um professor “nota zero”, pois ainda não tinha aprendido a lidar com a didática, ele rejeitava alunos até por causa de preferências musicais.

A vida músico da noite surgiu por volta de 1990, tocou em casas noturnas de Guarulhos como a Casa do Som, Casa Brasileira, Perestróica, Lua Nua e Bebericando. Nesse tempo tocava sozinha com linhas de baixo e bateria para fazer o acompanhamento da música instrumental tocada na guitarra.

Armando passou a vida trabalhando como vendedor e como músico. Em 1996, largou a sociedade de uma empresa para dedicar apenas aos projetos artísticos e culturais.

Armando Leite também é empreendedor na sua escola de música e em seu estúdio de gravação. È possível encontrá-lo pelas apresentações de música instrumental pela cidade e nas suas aulas no Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos.

Bruno Leite de Carvalho
Bruno Leite de Carvalho
Jornalista, responsável pela assessoria de comunicação da AAPAH, coautor dos livros “Guia Histórico Cultural de Logradouros – Lugares e Memórias de Guarulhos” e “Signos e Significados em Guarulhos: Identidade – Urbanização – Exclusão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.