Vila Galvão, bairro de várias vocações

Oficina de Taipa, Oficina gratuita, O que fazer em Guarulhos?, Ponto de Cultura
Ponto de Cultura da AAPAH realiza oficina de taipa
14-04-2016
Rua Francisco Foot -Teatro Padre Bento, em 2013. O prédio sofreu poucas alterações. Acervo: AAPAH/Marcelle Marques de Andrade
O cinema dos hansenianos na internação compulsória
15-04-2016

Vila Galvão, bairro de várias vocações

Lago dos Patos. Ano: 1937. Acervo: Arquivo Histórico de Guarulhos.

História de Guarulhos

A Vila Galvão é um dos bairros mais antigos do Município de Guarulhos, distrito da região norte da Grande São Paulo, próximo a tradicionais bairros como Tucuruvi, Jaçanã, Tremembé, Gopoúva e Picanço. Originalmente uma região agrícola.

Em 1910, Francisco Gonzaga de Vasconcelos, engenheiro de Bragança Paulista, fez fortuna com café, comprou a Fazenda Cabuçu, onde hoje está situado o bairro de Vila Galvão.

O crescimento deu-se em função da Empresa Cerâmica Paulista, primeira cerâmica mecanizada do Brasil com equipamentos importados da Alemanha.  Os tijolos foram utilizados na Pinacoteca do Estado, Santa Casa de Misericórdia, Colégio Mackenzie, Museu Paulista, entre muito outro marcos importantes da capital.

Com a qualidade dos tijolos a demanda aumentou, fez com que se construíssem a Estação Vila Galvão, Ramal Guarulhos da E.F. Sorocabana para escoar a produção. Na década de 1940, o bairro ficou conhecido pelo Balneário de Vila Galvão. Local para pic-nic, com lago e salão de baile. Os visitantes chegavam com o transporte ferroviário que foi gradativamente sendo estendido até o centro de Guarulhos. O balneário recebia famílias e jovens de vários pontos do município.

Hoje o local abriga o Lago dos Patos, cartão postal de Guarulhos.  As atrações atuais são os pedalinhos, a criação de peixes (é só jogar um miolinho de pão e lá vem um cardume), pista de cooper, o Espaço Prof. José Ismael (homenagem ao artista plástico que morou em Vila Galvão), quiosques de alimentação, o Teatro Nelson Rodrigues, mini museu, biblioteca e o Estádio Cícero Miranda.

Lago dos Patos, 1937, Vila Galvão Guarulhos, História de Guarulhos

Lago dos Patos. Ano: 1937. Acervo: Arquivo Histórico de Guarulhos.

O Teatro Nelson Rodrigues já recebeu artistas como Eva Vilma, Carlos Zara, Sergio Rabelo, Ari Toledo, José Vasconcelos, entre outros.

A principal fonte de economia do bairro consiste no comercio varejista como lojas de vestuário e calçados, magazines de utilidades domésticas das melhores marcas, atraindo grande número de pessoas dos bairros vizinhos.

O bairro abriga um dos clubes importantes do município, o Nosso Club de Vila Galvão, fundado na década de 1950. O local é próprio para a prática de esportes como tênis, voleibol, havia também a esgrima, que proporcionou várias medalhas em competições.

Em 2014, foi inaugurado o terminal de ônibus urbano, no espaço onde funcionava a Cerâmica Paulista. Foi preservada uma única parede em arcos e um dos fornos, que fica a disposição da população que por ali circula diariamente para utilizar o transporte público.

A Vila Galvão conta com bons restaurantes, pizzarias, temakerias, lanchonetes e padarias de alto padrão gastronômico. Lugar tranquilo para se morar com arquitetura residencial em estilo moderno, arborizado, tornando o clima ameno.

Anna Maria Teixeira Carneiro
Anna Maria Teixeira Carneiro
Guia de Turismo, cofundadora da AAPAH - Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.