IV Seminário da AAPAH trouxe palestras sobre inovações e estatísticas

Audiência pública aborda o turismo local
30-12-2015
Tradição do Mastro de Bonsucesso foi resgatada após consulta a antigos festeiros
04-01-2016

IV Seminário da AAPAH trouxe palestras sobre inovações e estatísticas

seminário AAPAH, palestra, turismo, patrimônio cultural

Seminário sobre Turismo, Patrimônio Cultural e estratégia

O seminário da AAPAH deste ano focou na relação entre as pessoas e a cidade, as palestras falaram de iniciativas em espaços públicos e sua ocupação, sobre dados estatísticos da cultura e também sobre desenvolvimento tecnológico.

A arquiteta Juliana Barsi (ONG Bela Rua) falou da busca de aperfeiçoamento do conceito de placemaking, assim ela viajou para os Estados Unidos para conhecer a iniciativa colocada em prática em Nova Iorque.

Segundo o site placemaking.org.br, esse é um conceito de processo de planejamento, criação e gestão de espaços públicos para transformar esses locais para usos comunitários.

A partir do conhecimento adquirido, o pessoal da ONG Bela Rua organiza feiras gastronômicas, intervenções musicais e interativas. Os eventos são sempre na rua, há sempre a busca da participação do público.

Já o jornalista Rodrigo Linhares, representante da JLeiva Consultoria, trouxe os dados da pesquisa Cultura SP. As informações foram coletadas em entrevistas por vinte uma cidades, onde as pessoas foram questionadas sobre os hábitos culturais.

A pesquisa passou por Guarulhos, os dados guarulhenses surpreenderam por ficar abaixo da média paulista. O hábito de ir às shows musicais, peças de teatro e leitura pode ser comparado com a região rural da França e ao nível da zona leste de São Paulo. A surpresa surge, já que o PIB guarulhense é um dos mais altos do país.

Os locais mais frequentados citados na pesquisa foram o Teatro Adamastor com 19%, seguido por Boque Maia (15%), Cinema do Shopping Internacional (10%), Shopping Internacional (3%), Lago dos Patos (3%) e Cinema do Shopping Bonsucesso (3%).

Outra informação interessante sobre o hábito cultural dos guarulhense é como é feita a escolha do evento. Para 45% dos entrevistados a escolha da atração é indicada por amigos, 28% por propagandas da TV, 27% por internet e redes sociais, 15% seguem as propagandas dos jornais, 13% divulgações em panfletos, 8% propaganda em rádio, 7% seguem a indicação de professores e 4% prestam atenção em Outdoor. Os dados ultrapassam 100%, já que algumas pessoas citam mais de um meio de informação.

Palestra do professor Devanildo Damião, durante o seminário no Arquivo Municipal de Guarulhos. Acervo: AAPAH/Marina Pinto

Palestra do professor Devanildo Damião, durante o seminário no Arquivo Municipal de Guarulhos. Acervo: AAPAH/Marina Pinto

A AGENDE Guarulhos foi representada pelo professor Devanildo Damião, a palestra foi focada em dados econômicos de Guarulhos. O professor falou sobre a importância da criação do parque tecnológico da cidade. Segundo os dados apresentados, nos últimos anos houve aumento das empresas de serviço e queda dos representantes industriais no município.

O professor Devanildo falou sobre a Incubadora Tecnológica, esse que é um dos principais projetos da AGENDE. A incubadora consiste em dar suporte para novas criações, a empresa é assistida por técnicos por determinado tempo até conseguir ser auto-sustentável.

O IV Seminário foi finalizado com as discussões sobre os novos projetos da AAPAH. Toda a informação discutida servirá de inspiração para novos projetos e adaptar aqueles que estão sendo praticados pela nossa entidade como cursos, passeios e palestras.

Assessoria de Comunicação da AAPAH
Assessoria de Comunicação da AAPAH
Contatos a assessoria de comunicação da AAPAH: E-mail: bruno@aapah.org.br Celular: 11 98241-4408

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.