Audiência pública aborda o turismo local

Bonsucesso e a tradição do sincretismo religioso
30-12-2015
seminário AAPAH, palestra, turismo, patrimônio cultural
IV Seminário da AAPAH trouxe palestras sobre inovações e estatísticas
04-01-2016

Audiência pública aborda o turismo local

Turismo

No dia 18 de agosto de 2015, aconteceu a segunda Audiência Pública do Turismo de Guarulhos. Havia mais de dois anos sem discutir essa pauta com a Câmara Municipal. O Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos se reuniu com a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo a fim de ampliar e esmiuçar o debate sobre o tema.

A audiência foi presidida pelo vereador Rômulo Ornelas (PT), que também é presidente da comissão. Outros políticos e representantes da sociedade civil estavam presentes e também explanaram no plenário como o membro da comissão, Luiz Matogrosso (PP); o deputado estadual Alencar (PT); o superintendente da PROGUARU, Zé Luis (vereador licenciado PT); o secretário estadual de turismo, Roberto de Lucena; o secretário de desenvolvimento econômico, Luis Teodoro, a diretora do departamento de turismo Josefa Leônico e a Presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Daniele Figueiroba. Além disso, participou o vereador Geraldo Celestino (PSDB) e o presidente da Câmara, Professor Jesus (PDT).

Audiência de Turismo na Câmara Municipal de Guarulhos.

Audiência de Turismo na Câmara Municipal de Guarulhos.

Iniciando a audiência, o poder público apresentou as ações que foram realizadas e os trabalhos da secretaria e do departamento no que tange a aplicação das políticas públicas. Salientou-se o trabalho do departamento frente aos desafios da cidade.

Em seguida o Conselho Municipal de Turismo reúne uma fala com os principais dados da economia e do turismo de Guarulhos e aponta com veemência os principais gargalos a enfrentar pelo Poder Executivo e Legislativo. No final, quatro macros ações foram sugeridos para ajudar no fomento e desenvolvimento das áreas afetas:

– Verbas para o Departamento de Turismo e Fundo Municipal de Turismo;

– Concurso Público para Turismólogos;

-Priorização do PDTIS Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável;

– Legislação e fomento a eventos.

Ao longo da sessão membros do poder público, presidentes de entidades e munícipes se juntaram as demandas do COMTUR e reforçaram a importância da cidade de Guarulhos e do turismo ainda incipiente.

Falou o senhor Luis Figueira de Quental (líder da ABRESI e representante do CNTUR), Tiago Gonçalves (Presidente AGG – Associação Gastronômica de Guarulhos), professor Marcelo Choeri (AGENDE), membro da LIESG (Liga Intedependente das Escolas de Samba de Guarulhos) e Graco Neves (Presidente ACALP Associação dos Comerciantes e Amigos do Lago dos Patos) além de demais conselheiros e autoridades.

O conteúdo total encontra-se no YOU TUBE no canal da TV Câmara Guarulhos com detalhes e referências em cada fala. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=QQHXip-EU30.

O desafio agora é se agendar e dialogar mais com a Comissão Permanente para que a casa do povo possa levar as reivindicações do trade para a gestão pública, alvo maior dos apontamentos. O PIB de Guarulhos é maior do que o do Panamá, Bolívia e Paraguai (Banco Mundial, 2010); maior dos que os Estados de Rondônia, Alagoas e Sergipe (IGBE, 2010). Mais de 1,18 milhões de turistas/ano (Guarulhos Convention e Visitors Bureau, 2014) e arrecadação de imposto em 16 milhões de reais (Levantamento base FGV/Prodetur, 2010). Cadê o dinheiro do Turismo?

Danilo Duarte Ramalho
Danilo Duarte Ramalho
É professor de Turismo e membro colaborador da AAPAH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.