Horto Florestal preserva o verde de Guarulhos

Desvendando o Água Azul
29-12-2015
Infância no Sanatório Padre Bento
29-12-2015

Horto Florestal preserva o verde de Guarulhos

Meio Ambiente

A primitiva cobertura vegetal do Município de Guarulhos é representada pela Mata Atlântica, também denominada Floresta Cantareira. Devido à expansão populacional e industrial, essa cobertura sofreu grande desgaste.

Atualmente algumas áreas foram preservadas, Parque Estadual da Cantareira (núcleo Cabuçu) com 2550 hectares, Fazenda de Itaverava, e alguns pequenos redutos da Mata situados na cidade como: Bosque Maia, Aeroporto.

Cerca de 30% do território ainda apresenta remanescentes florestais que contém rica biodiversidade. Em um recente levantamento realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, foram identificadas 349 espécies de animais silvestres, entre mamíferos, aves, repteis e anfíbios, sendo 31 delas ameaçadas de extinção. Gato do Mato Pequeno, Gavião Carrapateiro, Jaguatirica, Suçuarana, Bugio, Gavião Pega Macaco, são alguns exemplos da fauna silvestre local. Sua conservação é prioritária para o Município. É possível encontrar também espécies representativas da nossa flora: tais como Samambaias, pau jacaré, manacá da serra.

[huge_it_gallery id=”10″]

O espaço é um grande complexo ambiental, funcionando ali o Horto Florestal, de Guarulhos. São 300 mil metros quadrados de ar puro, áreas verdes. Administrado pela Secretaria do Meio Ambiente, o local contribui para os projetos paisagísticos da cidade tais como: mudas de árvores para arborização e restauração de áreas degradadas. O local também dispõe de uma trilha monitorada de 1250 metros que com sorte e silencio é possível observar alguns moradores da mata como saguis, esquilo serelepe, lagartos.

A reserva recebe grupos organizados de estudantes técnicos e demais interessados com idade superior a doze anos para atividades de educação ambiental. Pesquisadores, estudantes universitários, técnicos para desenvolvimento de pesquisas cientificas com fins específicos para conservação da biodiversidade.

Mirante do Nhangussu

Bem próximo ao Horto Florestal, o bairro Água Azul abriga o Mirante do Nhangussu. Cartão postal (não oficial) da cidade de Guarulhos. O acesso é feito por uma trilha de baixa intensidade e de aproximadamente 400 metros. Porém, íngreme. No topo formado por rochas, é possível visualizar alguns bairros do município, o pico do Gil o mais alto de Guarulhos. No topo a rocha tem varias formas, e há espaço suficiente para sentar e apreciar a paisagem.   Pássaros da fauna a sobrevoam a região.

[i] Guia de Turismo, cofundadora da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.

Anna Maria Teixeira Carneiro
Anna Maria Teixeira Carneiro
Guia de Turismo, cofundadora da AAPAH - Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.