A educação pública de qualidade é nosso maior patrimônio

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A educação pública de qualidade é nosso maior patrimônio

Educação

A implantação de um sistema educacional público com excelência deveria ser um interesse não só dos alunos e professores, mas de toda a sociedade, já que a educação escolar constitui um meio de inserir as novas gerações no patrimônio cultural acumulado pela humanidade, dando-lhe continuidade em seus variados aspectos. No entanto, a realidade é a do abandono por parte do governo e a depredação de um direito conquistado a duras penas.

Em Guarulhos, atualmente, existe cerca de noventa escolas estaduais. A primeira escola pública da cidade foi inaugurada em 01/07/1926, com nome de Primeiro Grupo Escolar de Guarulhos. Em 1947, o grupo escolar passou a se chamar Capistrano de Abreu, localizado até hoje na rua Capitão Gabriel, esquina com a rua Gabriel Machado. Nas últimas décadas, o ensino passou por várias transformações organizacionais.

Escola Capistrano de Abreu, primeiro grupo escolar de Guarulhos, sem data. Acervo: Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos.

Escola Capistrano de Abreu, primeiro grupo escolar de Guarulhos, sem data. Acervo: Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos.

Cabe lembrar que durante os anos de ditadura militar (1964-1984) estabeleceu-se um processo de privatização do ensino no Brasil. A escola pública foi sendo desconsiderada e desvalorizada.  Neste período, as disciplinas de filosofia e sociologia foram substituídas pela de OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e Educação, Moral e Cívica, o baixo índice de investimento na escola pública, as unidades privadas prosperaram.

Segundo o professor Dermival Saviani (professor emérito da Unicamp), os membros das camadas populares tem acesso ao ensino público básico de baixa qualidade, quando optam por pagar para estudar recebem estudo privado também de qualidade inferior, enquanto os ricos pagam por ensino básico de qualidade e acessam o ensino superior público em boas universidades.

Em 1988, a nova Constituição Federal foi aprovada, entre as principais conquistas, não estava somente o reconhecimento da Educação como direito subjetivo de todos.  Nas últimas duas décadas a política educacional implantada permitiu expandir o sistema público de ensino. No entanto, ainda é preciso ampliar a cobertura e melhorar a qualidade do ensino ofertado.

Professores sentados em frente à barreira da Tropa de Choque, no Centro de São Paulo. Foto de 2015. Acervo: AAPAH/ Marcelle Marque de Andrade.

Professores sentados em frente à barreira da Tropa de Choque, no Centro de São Paulo. Foto de 2015. Acervo: AAPAH/ Marcelle Marque de Andrade.

Os benefícios da educação para a sociedade ultrapassam os benefícios individuais, assim, é dever do Estado garantir o acesso à escola e a qualidade do ensino, mas em geral as escolas públicas estão abandonadas, sem material, alunos e professores expostos a situações de violência e descaso. É importante lembrar que professores de muitos estados brasileiros estão em greve, Em São Paulo a greve já dura mais de 70 dias e o governo estadual encontra-se irredutível e não negocia com a categoria (a greve durou 92 dias, mesmo assim não houve reajuste salarial).  No Paraná e em Goiânia foram covardemente espancados pela polícia.

As escolas públicas que deveriam ser protagonistas, são desprezadas pelos governantes que recusam investir recursos necessários, estabelecem uma política de extinção de direitos conquistados, negam a valorização dos profissionais e quando os governos precisam diminuir os investimentos, a educação é umas das primeiras a perder verbas.

Marcelle Marques de Andrade
Marcelle Marques de Andrade
Coautora do livro “Guia Histórico Cultural – Lugares e Memórias de Guarulhos”, associada da AAPAH e professora da Rede e Estadual de Ensino de SP.

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