Atrativos turísticos devem ser valorizados

Turismo

Os nossos antepassados, já empreendiam aventuras arriscadas, por necessidade, por vontade de conhecer novas terras e por prazer. Atraídos pela curiosidade, se deslocavam para localidades próximas, assim foram surgindo os Atrativos Turísticos. Alguns encontrados na natureza, como cachoeiras, trilhas.

Temos arquitetura com vários estilos, desde o barroco colonial ao contemporâneo e eclético. As tradições folclóricas da região têm forte valor religioso. Guarulhos é uma cidade de muitos atrativos, mas são pouco valorizados. Como a centenária Festa de Bonsucesso.

Não temos canteiros de flores nas praças. Na Getúlio Vargas, a fonte luminosa jorra um volume de água minúsculo, o coreto está abandonado, isso tudo em uma das principais praças do município, que já abrigou um histórico time de futebol.

Catedral Nossa Senhora da Conceição, ano de 2015. Acervo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho.

Catedral Nossa Senhora da Conceição, ano de 2015. Acervo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho.

O marco da fundação da cidade é a igreja, hoje Catedral Nossa Senhora da Conceição, o comércio foi se expandindo ao seu redor, tornou-se centro movimentado mesclado com partes da história da fundação de Guarulhos e da modernidade como a fiação elétrica subterrânea, no calçadão da rua Dom Pedro II.

O Poli Shopping na mesma rua que foi o pioneiro ao instalar a primeira escada rolante e elevador panorâmico na cidade de Guarulhos.

O que de princípio parece insignificante, na verdade, é de grande valor Turístico Cultural, assim poderia ser utilizado para importante estratégia econômica e social. Os atrativos existem, mas é preciso valorizar e investir em infraestrutura para o turismo local crescer.

Anna Maria Teixeira Carneiro
Anna Maria Teixeira Carneiro
Guia de Turismo, cofundadora da AAPAH - Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.