Passeio cultural conta a história de Bonsucesso

A Imprensa em Guarulhos
07-08-2015
A história próxima do Casarão do ex-prefeito
20-08-2015

Passeio cultural conta a história de Bonsucesso

AAPAH leva os participantes para conhecer um dos bairros mais antigos de Guarulhos

No próximo sábado (15/08), o Ponto de Cultura da AAPAH organiza o Passeio pela Região Histórica de Bonsucesso. O embarque acontece no Arquivo Histórico de Guarulhos, às 8:30h.

O ônibus deve desembarcar próximo ao Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso, no local os visitantes devem conhecer a história do bairro. Para ilustrar a presença negra em Guarulhos, a Capela de São Benedito deve ser visitada, além de conhecer os motivos da existências das festas religiosas da Carpição e de Nossa Senhora.

Os passeios organizados pelo Ponto de Cultura AAPAH – Cidadania, Memória e Patrimônio são monitorados por guia de turismo e historiador. Os roteiros seguem temas históricos, turísticos e culturais.

Para o diretor geral da AAPAH, Adriano Souza Silva, os roteiros criados pelo Ponto de Cultura devem fomentar iniciativas parecidas organizadas pelo poder público ou pela iniciativa privada. “Os nossos passeios levam em consideração a educação sobre os patrimônios históricos, mas também tem a característica turística do envolvimento com o atrativo e com as pessoas, também visamos o relacionamento afetivo com a cidade”, completa o diretor da instituição.

Participantes desembarcando na Praça Quarto Centenário, durante o Passeio pelo Caminho do Trem da Cantareira. Ano 2015. Acervo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho

Participantes desembarcando na Praça Quarto Centenário, durante o Passeio pelo Caminho do Trem da Cantareira. Ano 2015. Acervo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho

A historiadora Ellen Tais Santana, que acompanhará o grupo, fala que “o bairro de Bonsucesso é um convite histórico para conhecer os resquícios do Brasil Colonial dentro de Guarulhos, que, ao lado do Centro Histórico, é também um dos marcos fundadores da cidade. A caminhada turística e histórica se concentrará no santuário religioso de Bonsucesso, o qual inclui a Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso, a Capela de São Benedito, o cemitério e um conjunto de casarios que conservam parte do estilo das construções da época. Através do contato patrimonial e cultural, será possível voltar no tempo e resgatar a história do antigo Aldeamento de São Miguel, o passado jesuíta, indígena e escravagista em Guarulhos, a importância do Rio Baquirivu para a precoce colonização da região por volta de 1580, intimamente relacionada à descoberta de ouro em suas margens.”

“O mês de agosto é quando ocorre mais uma edição das festividades da padroeira que leva o nome do bairro, esse ano, a igreja preparou a 274º, o que já faz dela uma das mais antigas festas do país, que há tempos vem mesclando fé e sincretismo religioso, além de uma ampla diversidade étnica e cultural, ou seja, uma fonte riquíssima para entender a formação não só da identidade guarulhense, mas nacional”, afirmou Ellen Taís Santana.

A participação no passeio é garantida com inscrição antecipada, porém os organizadores informam que sempre há desistências, assim quem estiver no local de embarque pode participar se os inscritos não comparecerem.

O Ponto de Cultura AAPAH – Cidadania, Memória e Patrimônio já organizou outros dois passeios, o primeiro pelo Centro Histórico de Guarulhos, o segundo pelo Caminho do Trem da Cantareira. Os passeios são gratuitos, a verba é financiada pelo Edital Ponto de Cultura, que é uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Guarulhos.

Serviços:

Inscrição: contato@aapah.org.br e pelo telefone 11 3380-7772.

Embarque: rua Tapajós, 80 – Jardim Barbosa (Arquivo Histórico de Guarulhos).

Gratuito.

Assessoria de Comunicação da AAPAH
Assessoria de Comunicação da AAPAH
Contatos a assessoria de comunicação da AAPAH: E-mail: bruno@aapah.org.br Celular: 11 98241-4408

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.