A Imprensa em Guarulhos

Ponto de Cultura da AAPAH faz roda de História sobre a A.D. Guarulhos
06-08-2015
Passeio cultural conta a história de Bonsucesso
14-08-2015

A Imprensa em Guarulhos

Historia de Guarulhos

A imprensa tem um papel importante para disseminação de informações, seja em momentos democráticos ou tempos de ditaduras. Os meios de comunicação nunca são desprezados como armas para construir uma identidade ou para levar o discurso da classe dominante para seus subalternos ou mesmo para espalhar ideologias.

O primeiro meio de comunicação em Guarulhos surgiu entre os anos de 1901 e 1906, eram três caixilhos (quadro de comunicação, atualmente, utilizados para informes internos de empresas e estabelecimentos comerciais) que ficavam no Centro, na Ponte Grande e no Bonsucesso.

O primeiro jornal só surgiria em 18/08/1922, intitulado Tribuna de Guarulhos, idealizado por Benedito Antônio Trama. O impresso surgia com a ajuda financeira da Câmara Municipal, que cederia o valor de 100$000 anuais para a publicação de informes legais do município de Guarulhos. O redator responsável era A. J. Veiga dos Santos.  Colaboravam com as edições o padre Vicente Conde e o poeta Damasceno Vieira. Mesmo com viés oficial que unia a igreja e as verbas oficiais, o jornal Tribuna de Guarulhos teve vida curta.

Muitos títulos surgiam e desapareciam motivados pela falta de assinantes, foi o caso dos periódicos: Guarulhos Jornal, Correio do Povo, Guarulhos em Revista, Folha de Guarulhos, A Gazeta de Guarulhos, O Remédio e Diário de Guarulhos. Todos esses títulos surgiram entre as décadas de 1930 e 1970.

Acontecimento local: Enchente na avenida Paulo Faccini 23/11/1993. Acervo: Arquivo Municipal de Guarulhos.

Acontecimento local: Enchente na avenida Paulo Faccini 23/11/1993. Acervo: Arquivo Municipal de Guarulhos.

O primeiro jornal diário surgiu apenas em 07/09/1971 com o nome Guaru News, assim começava a imprensa com produção industrial possível com a construção do parque gráfico no Bonsucesso, empreendimento encabeçado pelos empresários Paschoal Thomeu e Silvio de Souza Pinheiro. O Guaru News passou a se chamar Folha Metropolitana, a partir de 03 de fevereiro de 1976.

Atualmente existem blogs, sites e alguns jornais impressos que cobrem notícias sobre o Município de Guarulhos. Não há jornais impressos a venda nas bancas, as edições são distribuídas em semáforos e comércios. A internet é o canal mais importante para abastecer os guarulhenses de informações.

Texto originalmente no site Guarulhos Web:

http://www.guarulhosweb.com.br/noticia.php?nr=90245&t=ESPACO+AAPAH+A+Imprensa+em+Guarulhos

Bruno Leite de Carvalho
Bruno Leite de Carvalho
Jornalista, responsável pela assessoria de comunicação da AAPAH, coautor dos livros “Guia Histórico Cultural de Logradouros – Lugares e Memórias de Guarulhos” e “Signos e Significados em Guarulhos: Identidade – Urbanização – Exclusão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.